PROMOVENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO CONTO “O BIFE E A PIPOCA” DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Marlene Maliko MAeda
  • Maria Alzira de Souza Santos

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de resultados do projeto de iniciação científica “Letramento literário: propostas de leitura com a obra Tchau, de Lygia Bojunga”, cujo objetivo, por meio da análise documental e da proposta didática, foi elaborar oficinas de leitura com os contos presentes na referida obra para ampliar o letramento literário de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O letramento literário compreende que práticas de leitura são essenciais para se conhecer a linguagem literária, os autores, as obras e, sobretudo, os modos de ler a arte com as palavras (Cosson, 2020). Aqui é apresentada uma sugestão de plano para oficina literária com o conto O bife e a pipoca, utilizando as estratégias de leitura (Girotto; Souza, 2010; Santos; Souza, 2011) constituídas por conhecimento prévio, visualização, conexões, questionamentos, inferências, sumarização e síntese. Trata-se de uma prática que favorece a interação leitor-texto, com espaços para as construções coletivas de sentido, alcançando a dimensão social da leitura e favorecendo a consolidação de comunidades leitoras.

Downloads

Publicado

19-09-2025

Edição

Seção

ARTIGOS