HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE LÍNGUAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Prof Dr Geraldo Bull da Silva Junior EAMES
  • Prof Dr Leandro Passos EAMES
  • Professora Me Nadia Silveira EAMES

Resumo

O texto analisa o uso de tirinhas como recurso pedagógico no ensino interdisciplinar de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa em uma escola militar. Objetivou-se investigar como essas narrativas podem contextualizar conceitos científicos, integrando diferentes áreas do conhecimento. O referencial teórico inclui autores que tratam diferentes usos das Histórias em Quadrinhos (HQ), teóricos de Estudos da Linguagem e da Educação. A metodologia incluiu análise de tirinhas, destacando ambiguidades linguísticas e semânticas que promovem reflexão crítica. Os teóricos utilizados permitiram tratar diferentes entrelaçamentos entre as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Entre os resultados podemos apontar que, ao explorar pressupostos, inferências e relações culturais, as HQ facilitam o aprendizado de conceitos matemáticos e linguísticos, ao mesmo tempo que tornam o ensino mais dinâmico e contextualizado. Conclui-se que o uso de tirinhas permite ações interdisciplinares, incentiva o pensamento crítico e enriquece a formação dos alunos, sendo um recurso valioso para integrar linguagem e Matemática em contextos educativos.

Biografia do Autor

Prof Dr Geraldo Bull da Silva Junior, EAMES

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1994), Rio de Janeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Saberes, Espírito Santo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC de Minas Gerais. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Atualmente é professor de Matemática - Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo. Tem experiência na área de ensino de Matemática nos níveis fundamental, médio e superior. Atua principalmente com os seguintes temas: Matemática do Ensino Fundamental e Médio, Educação Matemática, Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Prof Dr Leandro Passos, EAMES

Pós-doutor em Letras pela UNESP (2018-2020). Possui doutorado em Letras pela UNESP (2012); mestrado em Estudos Literários pela UNESP-FCL de Araraquara (2008) e graduação em Letras pela UNESP (2004). Participa dos Grupos de Pesquisa: Vertentes do Fantástico na Literatura (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3669493490315361) e Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, literatura para crianças e jovens; prática de ensino de Língua Portuguesa. Atuou na rede municipal de ensino, lecionando no Ensino Fundamental II. Possui contos e poemas publicados pelas Editoras Quilombhoje, Benfazeja, Trevo e Cartola. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. É professor e coordenador da disciplina de Língua Portuguesa da EAMES - Escola de Aprendiz de Marinheiros do Espírito Santo em Vila Velha.

Professora Me Nadia Silveira, EAMES

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é professora - MARINHA DO BRASIL.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS