HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE LÍNGUAS E MATEMÁTICA
Resumo
O texto analisa o uso de tirinhas como recurso pedagógico no ensino interdisciplinar de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa em uma escola militar. Objetivou-se investigar como essas narrativas podem contextualizar conceitos científicos, integrando diferentes áreas do conhecimento. O referencial teórico inclui autores que tratam diferentes usos das Histórias em Quadrinhos (HQ), teóricos de Estudos da Linguagem e da Educação. A metodologia incluiu análise de tirinhas, destacando ambiguidades linguísticas e semânticas que promovem reflexão crítica. Os teóricos utilizados permitiram tratar diferentes entrelaçamentos entre as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Entre os resultados podemos apontar que, ao explorar pressupostos, inferências e relações culturais, as HQ facilitam o aprendizado de conceitos matemáticos e linguísticos, ao mesmo tempo que tornam o ensino mais dinâmico e contextualizado. Conclui-se que o uso de tirinhas permite ações interdisciplinares, incentiva o pensamento crítico e enriquece a formação dos alunos, sendo um recurso valioso para integrar linguagem e Matemática em contextos educativos.