PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A Educação Financeira é importante para aprimorar as habilidades individuais de gestão financeira, capacitando os indivíduos a tomarem decisões informadas. No entanto, a ausência de Educação Financeira pode levar a desafios significativos, incluindo o risco de endividamento e instabilidade financeira. Nesse contexto, realizar um planejamento financeiro com conhecimento e responsabilidade contribui para que as pessoas sejam capazes de tomar decisões mais conscientes sobre dinheiro. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da oficina “Planejamento Financeiro”, que foi aplicada em turmas do Ensino Fundamental do Jardim Escola Modelo em Paracambi/RJ. Os resultados demonstraram que os estudantes foram bastante participativos, refletindo sobre as estratégias para a realização da atividade. A dinâmica da oficina revelou comportamentos financeiros distintos entre os estudantes, ressaltando a complexidade de abordar Educação Financeira. A maioria dos estudantes do sexto ano demonstrou uma gestão prudente dos recursos, com foco em economia e compartilhamento. Já o sétimo ano exibiu abordagens variadas, desde o consumo imediato até a reserva para imprevistos. No oitavo ano, a crítica aos preços da cantina escolar evidenciou uma preocupação com o custo-benefício. O nono ano, por sua vez, apresentou um cenário heterogêneo, com estudantes interessados em poupar e investir, enquanto outros demonstraram comportamentos impulsivos. As distintas atitudes dos estudantes evidenciam a necessidade de uma Educação Financeira que promova uma abordagem crítica e individualizada. A atividade, ao estimular a interação e o planejamento financeiro diante de imprevistos, demonstrou ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos estudantes.