PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

A Educação Financeira é importante para aprimorar as habilidades individuais de gestão financeira, capacitando os indivíduos a tomarem decisões informadas. No entanto, a ausência de Educação Financeira pode levar a desafios significativos, incluindo o risco de endividamento e instabilidade financeira. Nesse contexto, realizar um planejamento financeiro com conhecimento e responsabilidade contribui para que as pessoas sejam capazes de tomar decisões mais conscientes sobre dinheiro. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da oficina “Planejamento Financeiro”, que foi aplicada em turmas do Ensino Fundamental do Jardim Escola Modelo em Paracambi/RJ. Os resultados demonstraram que os estudantes foram bastante participativos, refletindo sobre as estratégias para a realização da atividade. A dinâmica da oficina revelou comportamentos financeiros distintos entre os estudantes, ressaltando a complexidade de abordar Educação Financeira. A maioria dos estudantes do sexto ano demonstrou uma gestão prudente dos recursos, com foco em economia e compartilhamento. Já o sétimo ano exibiu abordagens variadas, desde o consumo imediato até a reserva para imprevistos. No oitavo ano, a crítica aos preços da cantina escolar evidenciou uma preocupação com o custo-benefício. O nono ano, por sua vez, apresentou um cenário heterogêneo, com estudantes interessados em poupar e investir, enquanto outros demonstraram comportamentos impulsivos. As distintas atitudes dos estudantes evidenciam a necessidade de uma Educação Financeira que promova uma abordagem crítica e individualizada. A atividade, ao estimular a interação e o planejamento financeiro diante de imprevistos, demonstrou ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos estudantes.

Biografia do Autor

Vitória Amaral da Rocha Silva, IFRJ

Graduanda em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Bianca de Almeida Mendonça, IFRJ

Graduanda em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Delana Galdino de Oliveira, UFRJ

Graduada em Administração Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2009), mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atualmente é docente no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da FACC/UFRJ e Coordenadora de Disciplina no curso EaD de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS