Contribuições do PIBID: Relatos e Percepções do Fazer Docente
Palavras-chave:
PIBID, formação docente, relatos de experiência, ensino de língua portuguesaResumo
O presente artigo evidencia um breve panorama da trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), apresentando os fundamentos que abarcam o projeto e as suas modificações ao longo dos anos, o que tornou possível a formação e a experiência docente de vários licenciandos de humanas, exatas e biológicas que tiveram a oportunidade de participar da proposta. Assim, este texto procura demonstrar as contribuições que o PIBID proporciona para os participantes, a partir dos relatos de experiência de três licenciandas vinculadas ao curso de Letras/Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão (IFSP-CBT), integrantes da edição dos anos de 2022 e 2023 e que atuaram em três unidades escolares públicas inseridas no município de Cubatão/SP. Tais manifestações estiveram pautadas nos conceitos de teóricos renomados na área da Educação e no ensino de língua portuguesa, como Freire (2002) e Antunes (2003). Os resultados apontaram que o PIBID é uma política pública que deveria ser ampliada, uma vez que possibilita o contato com o cotidiano escolar público e a consequente reflexão acerca do que se aprende nos cursos de licenciatura e sua vinculação com o contexto real da educação básica, corroborando com o aperfeiçoamento da formação docente.
Palavras-chave: PIBID; formação docente; relatos de experiência; ensino de língua portuguesa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Letra Magna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.





