Educação Linguística em Tempos Offline: Desafios e Soluções no Uso de Tecnologias em Escolas Públicas
Palavras-chave:
Alunos, escola, PIBID, recursos tecnológicosResumo
O uso das tecnologias digitais nas escolas cresceu no período da pandemia da COVID 19, com a inclusão das ferramentas tecnológicas nas escolas, devido ao ensino remoto. No entanto, mesmo fazendo parte da rotina dos alunos fora do ambiente escolar, ainda há escolas públicas brasileiras onde essa realidade está distante de ser alcançada, pois não há recursos suficientes para todos os alunos ou para todas as salas de aula. O objetivo deste trabalho é analisar e refletir as práticas pedagógicas realizadas por três bolsistas e sua supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Bragança, vinculadas ao subprojeto Inovação e Práticas Docentes na Formação Inicial de Professoras e Professores de LI e LP no Contexto do PIBID em uma escola da rede estadual, do município de Bragança-Pará. A metodologia adotada neste trabalho envolverá uma abordagem qualitativa, já que a narrativa é o principal meio de informar acerca do problema em questão. Para organizar a discussão e as reflexões, utilizamos como instrumentos de análise as aulas produzidas e aplicadas, os materiais produzidos pelos estudantes e uma oficina realizada na escola. Como resultados dessa pesquisa observamos que, mesmo em contextos escolares com acesso limitado à tecnologia, é possível alcançar avanços significativos na aprendizagem. Os alunos tiveram uma melhora considerável na segunda avaliação, demonstrando que o uso pedagógico de ferramentas, adaptadas à realidade escolar, promove resultados satisfatórios no processo de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Tecnologias digitais, PIBID, Ensino e aprendizagem de inglês
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Letra Magna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.





