Música e Memória: Produções Pessoais e Literárias
Palavras-chave:
Gêneros do discurso, gêneros de texto, memória, bilhete orientador, reescritaResumo
Este trabalho visa a apresentar um projeto de produção escrita desenvolvido durante o sexto semestre da Licenciatura em Letras – Português, em uma instituição pública federal na cidade de São Paulo. O projeto, a criação de um ebook intitulado “A playlist da minha vida”, foi inspirado no podcast homônimo da Deezer em que Fernanda Torres entrevista personalidades de destaque, pedindo que escolham doze músicas que marcaram suas vidas e falem sobre suas experiências a elas relacionadas (Torres, 2023). Esse trabalho teve por objetivo a criação de um livro de memórias mobilizadas por músicas que marcaram as vidas dos(das) estudantes em diferentes momentos. Foi fundamentado no conceito de gênero do discurso/gênero de texto (Bakhtin, 2011; Bronckart, 1999), e inspirado na proposta de sequência didática para ensino de gêneros a partir de um modelo didático (Bronckart, 2006; Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004) e as discussões sobre as características de memórias escritas foram realizadas com base em textos modelares. As produções foram corrigidas usando-se bilhetes orientadores e ao final demostraram que os(as) estudantes não apenas se apropriaram do
gênero “memória escrita” como também se sentiram motivados(as) a escrever por se sentirem emocionalmente envolvidos com as produções.
Palavras-chave: sequência didática, gênero textual, memória literária, bilhete orientador, reescrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Letra Magna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.





