Perspectivas Sobre a Idealização do Amor e da Mulher em José Matias, de Eça de Queirós

Autores

  • Dr. Marcio Jean Fialho de Sousa UFVJM / Unimontes
  • Me. Bruno Lutianny Fagundes Monção UNIMONTES - UFU
  • Me. Heidy Cristina Boaventura Siqueira Unimontes

Palavras-chave:

José Matias, Eça de Queirós, Amor sublime;, Idealização da mulher

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida por meio das metodologias bibliográfica e documental, tem por objetivo apresentar uma possível análise do conto José Matias (1897), de Eça de Queirós, sob a perspectiva da idealização do amor. Segundo, Ítalo Calvino (2007), um clássico é aquele que a cada leitura vai sendo atualizado em sua complexidade. Nessa perspectiva, o conto sob análise se destaca pela complexidade da personagem que dá título ao texto. No enterro de José Matias, tal personagem é apresentada por um narrador, filósofo hegeliano, que relata para um amigo em comum dos tempos de Coimbra, a história do incomum amor por Elisa e os desdobramentos que esse sentimento trouxe para a vida do amigo falecido. Na tentativa de ver no amor, sentimento humano finito, o amor sublime, infinito, José Matias encontra motivos para a sua vida, e para a sua degradação, culminada pela morte. Para este estudo, foram utilizados aportes teóricos como Abdala Júnior (2019), El Fahl (2017), Lopes (2017) e Matos (2014).

 

Palavras-chave: José Matias; Eça de Queirós; amor sublime; idealização da mulher.

Biografia do Autor

Dr. Marcio Jean Fialho de Sousa, UFVJM / Unimontes

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, membro permanente do PPGL - Estudos Literários (Unimontes) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (PPGL-UNIMONTES). Membro Pesquisador do Grupo Eça-USP / CNPq , do GT Literatura Portuguesa da ANPOLL. Membro da Equipe Técnica, como Coordenador Pedagógico Adjunto, do PNLD 2021, responsável pelas Obras Literárias em Língua inglesa. Em 2017, concluiu Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu Pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo USP. Possui Especialização em Teologia, pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Trabalhou com formação de professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo sido também um dos responsáveis pela implantação do Projeto Early Bird de Ensino de Inglês nas séries iniciais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Marginais; Eça de Queirós e Teolinda Gersão.

Me. Bruno Lutianny Fagundes Monção, UNIMONTES - UFU

Doutorando em Estudos Literários pela UFU; Mestre em Estudos Literários pela UNIMONTES; Mestre em Educação: Educação Especial pela UFP/PT. Graduado em Letras/Libras - UFPB, graduado em Educação Física pela FAVENORTE, graduado em Pedagogia pela EDUCAMAIS; Bacharel em Educação Física pela UNIASSELVI; Bacharel em Letras Libras pela UNIASSELVI. É especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais com ênfase em tradução e interpretação, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e em LIBRAS, pela FAVENORTE; especialista em Docência do Ensino Superior e em Planejamento Escolar pela SOEBRAS / ISEJAN e em Personal Training com ênfase em musculação pela SOEBRAS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão GPTG, do Grupo do Grupo de Estudo discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica GEDS-EPT e membro do Grupo Leitura no museu. Atualmente, é Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Me. Heidy Cristina Boaventura Siqueira, Unimontes

Graduada em Direito (2007). Pós-Graduada lato sensu em Direito Processual (2009) pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e Pós-Graduanda lato sensu em Direito Público na Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Pós-Graduada stricto sensu - Mestrado em Letras/Estudos Literários (2020) e Pós-Graduanda stricto sensu - Doutorado em Desenvolvimento Social, com ênfase em pesquisa sobre gênero, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professora de graduação em Direito na Faculdade Santo Agostinho - FASA AFYA. É extensionista do "INSERTO" - Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. É integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Urbanos - Citadinos e do Grupo de Estudos Teolinda Gersão, ambos da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES; e do Projeto de reescrita de decisões judiciais brasileiras em perspectivas feministas, na Universidade Federal de Roraima - UFRR. Editora da Revista Eletrônica Norte Mineira de Direito - Erga Omnes (ISSN 2764-0256). Membra do Corpo Editorial da Revista Círculo e da Editora Amplamente Cursos. Associada a Rede Brasileira de Direito e Literatura - RDL e a Graphic Justice Research Alliance. Advogada. Sócia do escritório Oliveira, Boaventura e Ruas Advogados. Integrante da Comissão de Prerrogativas da 11ª Subseção da OAB/MG - Montes Claros.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

Fialho de Sousa, M. J., Fagundes Monção, B. L., & Boaventura Siqueira, H. C. (2025). Perspectivas Sobre a Idealização do Amor e da Mulher em José Matias, de Eça de Queirós. Revista Letra Magna, 21(38), 142–150. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/magna/article/view/2819