Educação 5.0 – Aplicação de jogo como suporte de aprendizado ao conteúdo de Evolução Humana

Autores

  • Janaina Aparecida Pereira Paiva Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Rita de Cássia Lacerda Brambilla Rodrigues Departamento de Biotecnologia, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena

Resumo

O conteúdo do tema Evolução Humana traz conceitos epistemológicos e abstratos para a percepção do estudante. A abordagem do tema tornou-se complexa, por isso atividades lúdicas podem auxiliar na exploração de conceitos científicos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar o potencial do jogo digital no ensino da Evolução Humana para 33 estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Resende - RJ. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa exploratória e teve como foco a aprendizagem por meio da gamificação e o reconhecimento de competências socioemocionais, conforme sugerido pela Educação 5.0. O instrumento de coleta foi o jogo “Seleção Natural”, utilizando o programa Microsoft Powerpoint (2019) que estimulava ao acerto das questões relacionadas ao tema para manter os jogadores na equipe, ideia análoga ao conceito de Seleção Natural referente à população mais adaptada e sua não extinção. O jogo digital mostrou-se uma estratégia pedagógica em potencial para o ensino da Evolução Humana de forma atrativa e dinâmica, colaborando com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais para resolução do problema proposto.

Downloads

Publicado

2023-08-07