Educação 5.0: uma proposta para o ensino- aprendizagem da temática poluição do ar

Autores

  • Francilaine Calixto Gouveia Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC -RJ
  • Ângelo Capri Neto Departamento de Engenharia dos Materiais, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena
  • Maria da Rosa Capri Departamento de Engenharia Química, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena

Resumo

A educação 5.0 caracteriza-se pela relevância dada para as habilidades socioemocionais como criatividade e colaboração. Neste trabalho foi aplicada uma sequência didática, com abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino da química com o tema poluição do ar de modo a promover o letramento científico. A metodologia adotada foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que contribui no desenvolvimento de competências socioemocionais. Esta proposta foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu perguntas problemas relacionados às consequências da poluição do ar sobre o meio ambiente, edificações e a saúde. Além do letramento científico alcançado, os alunos propuseram ações cidadãs para mitigar os efeitos da poluição com criação de páginas de divulgação e esclarecimentos para a população em mídias sociais. Estes resultados mostram que a proposta se enquadra nos novos paradigmas educacionais da educação 5.0, pois levou os alunos a agirem como cidadãos conscientes e ativos na solução dos problemas da sua comunidade.

Downloads

Publicado

2023-08-07