Projeções cartográficas: diferentes maneiras de representar a superfície terrestre e suas distorções
Resumo
A cartografia é um dos recursos mais utilizados na geografia. No mundo de hoje o uso de mapas é essencial para a formação de alunos leitores e produtores de mapas. Considerando as dificuldades dos alunos e professores em se trabalhar com projeções cartográficas analisando suas distorções, este trabalho buscou motivar os educandos a desenvolverem o pensamento espacial e a resolução de problemas, por meio da utilização das linguagens cartográficas e iconográficas, e identificar os diferentes tipos de projeções cartográficas e sua intencionalidade. A metodologia adotada baseia-se no método de estudo de caso, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental-Anos Finais de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizados questionários para coleta de dados, mapa conceitual para síntese do assunto e experimento científico que possibilitou o trabalho com projeções cartográficas. Os estudantes desenvolveram leitura e produção de mapas. Sendo assim, o aluno pôde se conscientizar de sua prática social, por meio do desenvolvimento de mapas aprimorando habilidades como: observação, interpretação, análise e síntese, compreendendo a intencionalidade de cada representação.