Design Thinking na educação: o Mapa da Empatia na observação do céu noturno com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar a interação entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I e a observação do céu noturno, tendo como princípio a vivência da metodologia ativa contida no Design Thinking, por meio do Mapa da Empatia. Os alunos que participaram da pesquisa fazem parte de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Pindamonhangaba, estado de São Paulo. A ideia do projeto nasceu da necessidade de criar uma aproximação empática entre os alunos e a disciplina de Ciências, mais especificamente com o tema Astronomia, como conteúdo presente no livro didático. Assim, pretende-se que a observação do céu e o registro utilizando o Mapa da Empatia, realizado em cinco etapas, permita aos alunos desenvolverem sentimentos de pertencimento ao Universo, além de aguçar sua curiosidade científica. A cada etapa, após as observações os alunos apresentaram seus Mapas da Empatia, falando sobre seus sentimentos ao estarem diante da contemplação do céu noturno.