Utilização de atividades de Pensamento Computacional aplicado à resolução de problemas nas aulas de Matemática

Autores

  • Roberta Veloso Garcia Universidade de São Paulo
  • Anne Caroline Cabral Rodrigues Cortez Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena – SP

Resumo

O Pensamento Computacional no ensino de Matemática é apresentado como uma proposta para ser aplicada na resolução de problemas, em que o problema é resolvido através de conceitos da Ciência da Computação. Os principais conceitos são a fragmentação do problema, a abstração e a elaboração de algoritmos, que permitem desenvolver a organização do pensamento, o raciocínio lógico e a autoavaliação. O objetivo desta pesquisa é analisar os benefícios do uso de atividades baseadas no Pensamento Computacional para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas na Matemática. A pesquisa foi realizada em três etapas, teste inicial, atividades de Pensamento Computacional e teste de avaliação. O público alvo contou com 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental anos iniciais, de uma escola particular. A análise dos dados obtidos e das observações realizadas durante a aplicação das atividades permitiu concluir que as atividades de Pensamento Computacional auxiliaram na forma como o aluno organiza as informações e principalmente na autoavaliação da resolução, pois eles perceberam que ao errar parte do problema nem sempre é necessário recomeçar tudo novamente, desenvolvendo habilidades de analisar o problema em partes. Assim, os alunos perceberam que é necessário elaborar um plano e organizar informações de maneira lógica previamente.

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Publicado

2023-08-07