Regras da cidadania: aprendizado de ciência política por meio de jogos

Autores

  • Christine Gäbel Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena – SP
  • Diego H. P. Teixeira Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena – SP
  • Paola O. Cicarelli Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena – SP
  • Estaner Claro Romão Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena - SP

Resumo

Vivemos expostos constantemente a situações nas quais temos ou somos induzidos a discutir sobre política. Buscar introduzir o aluno da educação básica nos conhecimentos básicos de ciência política é uma tarefa do professor. Para isso, neste trabalho apresentamos uma proposta de jogo como ferramenta de ensino para alguns tópicos que entendemos primordiais de ciência política. Através de um passo a passo da aplicação do jogo, avaliações antes e depois de sua aplicação e de uma discussão de seus resultados, entendemos que essa ferramenta é uma importante alternativa de ensino e que  pode ser replicada por outros professores.

Downloads

Publicado

2023-08-07