O uso do projetor multimídia na disciplina de Biologia em uma escola de Florianópolis: percepções de um professor

Autores

  • Otávio Silva Custódio Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC – Brasil
  • Renato Silva Custódio Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC – Brasil

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar as percepções de um professor de Biologia acerca do uso do projetor multimídia em turmas de 2º ano de uma escola pública estadual na Ilha de Santa Catarina. O professor em questão, ao longo do ano de 2022, deteve o costume de registrar em um diário alguns pensamentos ao final de cada dia de aula lecionado. Assim, esta pesquisa, a qual se trata de uma pesquisa autobiográfica, teve como recurso metodológico a análise textual discursiva de tal diário. Como resultado, com base nas categorias que emergiram, entendemos que o uso do projetor é permeado por diferentes questões e finalidades segundo o ponto de vista docente, destacando-se: planejamento prévio, questões práticas, a percepção de que a utilização do projetor promove o foco e a participação dos estudantes e as próprias ponderações desses acerca do uso de tal aparelho eletrônico. Por fim, reiteramos a relevância de pesquisas que investiguem diários docentes, remetendo ao grande potencial que tais materiais detêm para demonstrar aquilo que influencia processos de ensino-aprendizagem escolares.

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Publicado

2023-08-07