UMA OFICINA DO PIBID
A MANIPULAÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA PARA APRENDER O TEOREMA DE PITÁGORAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida entre os meses de agosto e setembro de 2023, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), campus localizado na cidade de Amargosa-BA. O objetivo da atividade foi introduzir o conteúdo “Teorema de Pitágoras”, por meio de materiais manipuláveis adaptados pelos bolsistas. Esta oficina foi elaborada para ser desenvolvida em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Amargosa, Bahia no qual tivemos como supervisora de nossas atividades uma professora da instituição, e uma coordenadora na Universidade. Todos os materiais produzidos no projeto passaram por aperfeiçoamento, em reuniões operativas. Além disso, passamos por um processo de socialização e reflexão com os pares, tanto durante o planejamento, como para análise dos resultados. Ao final da construção e desenvolvimento desta proposta, concluímos, que a mesma pode contribuir para o aprendizado dos estudantes e também para contribuir para nossa formação enquanto futuros professores de Matemática.