UMA OFICINA DO PIBID

A MANIPULAÇÃO DE UM QUEBRA-CABEÇA PARA APRENDER O TEOREMA DE PITÁGORAS

Autores

  • Jamilly Luma Santos Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jeferson Oliveira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Patrícia dos Santos Araújo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Daiane Venâncio Bitencourt Prefeitura Municipal de Amargosa - BA
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-1674-0479

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida entre os meses de agosto e setembro de 2023, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), campus localizado na cidade de Amargosa-BA. O objetivo da atividade foi introduzir o conteúdo “Teorema de Pitágoras”, por meio de materiais manipuláveis adaptados pelos bolsistas. Esta oficina foi elaborada para ser desenvolvida em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Amargosa, Bahia no qual tivemos como supervisora de nossas atividades uma professora da instituição, e uma coordenadora na Universidade. Todos os materiais produzidos no projeto passaram por aperfeiçoamento, em reuniões operativas. Além disso, passamos por um processo de socialização e reflexão com os pares, tanto durante o planejamento, como para análise dos resultados. Ao final da construção e desenvolvimento desta proposta, concluímos, que a mesma pode contribuir para o aprendizado dos estudantes e também para contribuir para nossa formação enquanto futuros professores de Matemática.

Biografia do Autor

Jamilly Luma Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Jeferson Oliveira da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Patrícia dos Santos Araújo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Daiane Venâncio Bitencourt, Prefeitura Municipal de Amargosa - BA

Mestra em Educação Matemática (UESC). Licenciada em Matemática (UFRB). Professora da Educação Básica. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Downloads

Publicado

31-07-2024

Edição

Seção

ARTIGOS