(IM)POSSIBILIDADES DA BNC-FORMAÇÃO DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Tatiane da Silva Alves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este artigo analisa as habilidades específicas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores, com base na Resolução CNE/CP Nº 2- 2019, e seus impactos na formação docente. Utilizamos o modelo TPACK como referencial teórico, que integra adequadamente a tecnologia na educação por meio de três componentes: conteúdo, pedagogia e tecnologia, e a interação entre eles. A abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo fortalece o uso pedagógico das diversas tecnologias no processo formativo do professor, a fim de que ele possa desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e reflexivos, com competência e ética, aliando criatividade e reflexão. O estudo contribui para o debate do currículo na formação inicial de professores, preparando-os de forma crítica para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Especialização em Educação Especial/Educação Inclusiva/ Múltiplas Deficiências. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Foi bolsista do subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. É editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram. Atualmente é mestranda e bolsista da Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD. Faz parte da Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) e da Comissão de Evento do PPGECMat. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas ao Currículo na Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática sob orientação da Prof Dra. Adriana Fátima de Souza Miola.

Downloads

Publicado

20-12-2023