(IM)POSSIBILIDADES DA BNC-FORMAÇÃO DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo analisa as habilidades específicas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores, com base na Resolução CNE/CP Nº 2- 2019, e seus impactos na formação docente. Utilizamos o modelo TPACK como referencial teórico, que integra adequadamente a tecnologia na educação por meio de três componentes: conteúdo, pedagogia e tecnologia, e a interação entre eles. A abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo fortalece o uso pedagógico das diversas tecnologias no processo formativo do professor, a fim de que ele possa desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e reflexivos, com competência e ética, aliando criatividade e reflexão. O estudo contribui para o debate do currículo na formação inicial de professores, preparando-os de forma crítica para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.