DO LEGADO DOS PCN’S À ERA BNCC
UMA ANÁLISE DE TRÊS DÉCADAS (1990-2023) SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Desde a década de 1990, o cenário educacional brasileiro testemunhou diversas reformas curriculares com o propósito de aprimorar o ensino e aprendizado da Matemática. Estas reformas englobam a reestruturação de conteúdos e a introdução de novas metodologias, isso têm influenciado de maneira significativa a maneira como os estudantes compreendem e se apropriam de conceitos aritméticos, algébricos e geométricos. Entretanto, há uma lacuna na literatura acadêmica quanto à investigação longitudinal da trajetória e impacto destas reformas na evolução do pensamento matemático dos alunos. O presente artigo traz a lume um projeto de pesquisa em elaboração, colaborativamente conduzido por pesquisadores de duas distintas instituições e regiões do país, cujo objetivo é investigar os desdobramentos e repercussões das mudanças curriculares na construção e no desenvolvimento do pensamento matemático. Utilizando-se de uma metodologia de revisão documental e bibliográfica, exploramos a trajetória e os impactos dessas reformas na estruturação e no progresso do pensamento matemático dos estudantes. Como resultados espera-se apresentar reflexões sobre os avanços e desafios das reformas curriculares, além de promover recomendações para futuras pesquisas e intervenções pedagógicas.