DO LEGADO DOS PCN’S À ERA BNCC

UMA ANÁLISE DE TRÊS DÉCADAS (1990-2023) SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

Desde a década de 1990, o cenário educacional brasileiro testemunhou diversas reformas curriculares com o propósito de aprimorar o ensino e aprendizado da Matemática. Estas reformas englobam a reestruturação de conteúdos e a introdução de novas metodologias, isso têm influenciado de maneira significativa a maneira como os estudantes compreendem e se apropriam de conceitos aritméticos, algébricos e geométricos. Entretanto, há uma lacuna na literatura acadêmica quanto à investigação longitudinal da trajetória e impacto destas reformas na evolução do pensamento matemático dos alunos. O presente artigo traz a lume um projeto de pesquisa em elaboração, colaborativamente conduzido por pesquisadores de duas distintas instituições e regiões do país, cujo objetivo é investigar os desdobramentos e repercussões das mudanças curriculares na construção e no desenvolvimento do pensamento matemático. Utilizando-se de uma metodologia de revisão documental e bibliográfica, exploramos a trajetória e os impactos dessas reformas na estruturação e no progresso do pensamento matemático dos estudantes. Como resultados espera-se apresentar reflexões sobre os avanços e desafios das reformas curriculares, além de promover recomendações para futuras pesquisas e intervenções pedagógicas.

Biografia do Autor

Gerson dos Santos Farias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor do Magistério Superior, classe assistente, nível A, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação Matemática (2020-2022) pelo PPGEduMat/INMA - UFMS. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ensino de Matemática; Tecnologias Aplicadas a Educação Presencial, pela Faculdade UNIBF (2021 - 2022). Especialista em Ensino da Matemática; Didática do Ensino da Matemática; Docência do Ensino de Matemática pela Faculdade UNIBF (2020 - 2021). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL) (2016-2020). Membro do Grupo de Pesquisa - Formação e Educação Matemática (FORMEM) e do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM). Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional), Abordagens Narrativas em Educação e Pesquisa (Auto)biográfica.

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Publicado

20-12-2023