LINGUAGEM MATEMÁTICA
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Resumo
O presente artigo objetivou compreender, a partir da Teoria Histórico-cultural, a organização do ensino da linguagem matemática nos anos iniciais de escolarização. Preocupou-se, portanto, em compreender os aspectos relevantes para a organização do ensino da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização e exemplificar uma situação desencadeadora de aprendizagem a partir de base teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Para tanto, recorreu-se as obras de Vigotski e colaboradores e, também, de pesquisadores brasileiros que investigam a organização do ensino da matemática a partir deste aporte teórico. Considera-se que a matemática deve ser considerada como uma linguagem, isto é, como parte da cultura, construída historicamente pelos homens e não apenas como uma disciplina difícil de ser ensinada e compreendida. Nesse sentido, conclui-se que a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) é a materialização de um modo geral de organização do ensino com vistas a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, uma vez que, a partir da interação dos sujeitos na resolução de situações-problema, objetiva a apropriação do conteúdo teórico e sistematizado.