PRÁTICA DOCENTE E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

ALGUMAS REFLEXÕES CRÍTICAS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriel de Oliveira Portes FCT Unesp
  • Ana Livia Salomoni Yakabe
  • Carolina Manfrin
  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira UNESP - Presidente Prudente

Resumo

No presente artigo, abordaremos reflexões relacionadas às práticas dos professores de Matemática no que se refere aos instrumentos e métodos de avaliação por eles utilizados. De natureza qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, e utilizando-nos das contribuições da disciplina Fundamentos da Educação e Aspectos Histórico-Filosóficos da Matemática no contexto da Educação, objetiva-se problematizar a relação professor-aluno em sala de aula analisando, de forma crítica, situações que acarretam defasagens dos estudantes em relação à aprendizagem matemática. Apresentaremos elementos referentes às práticas docentes na perspectiva construtivista freiriana, destacando a possibilidade da inserção de reflexões críticas sobre sociedade e historicidade dos conceitos matemáticos na construção do conhecimento intrínsecos a estes. Traremos algumas reflexões acerca de elementos que possam potencializar os instrumentos avaliativos utilizados por professores de Matemática, explorando a Investigação Matemática como possível método relevante para avaliação. Por fim, o estudo indica que os professores de Matemática têm o potencial de desempenhar um ensino com significado, baseando-se na valorização da experiência dos alunos e indo além do ensino tradicional sem reflexão e remoto de qualquer contextualização com a realidade em que o aluno se encontra. Sobre esse aspecto, apontamos a necessidade de os cursos de formação inicial de professores de Matemática promoverem ações que permitam aos futuros professores a compreensão de aspectos que envolvam a prática docente e a relação professor-aluno no que concerne às práticas avaliativas.

Downloads

Publicado

20-12-2023