REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Fernanda Salgueiro de Carvalho FCT UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO https://orcid.org/0000-0002-2307-7575
  • Gabriella Custódio da Silva FCT UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO
  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira FCT UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca da importância da linguagem matemática na aprendizagem de conceitos matemáticos pensada, sobretudo, na perspectiva de futuros professores de Matemática. Trata-se de um estudo realizado a partir das contribuições da disciplina Fundamentos da Educação e Aspectos Histórico-Filosóficos da Matemática no contexto da Educação4. De natureza qualitativa, por meio de revisão narrativa, apresenta reflexões sobre a linguagem e comunicação para o ensino de Matemática. O trabalho está organizado em três partes, quais sejam: i) Linguagem, Comunicação e Linguagem matemática, ii) Relação entre pensamento lógico, abstração e compreensão da linguagem matemática, (iii) Os desafios à compreensão da linguagem matemática. Para o referencial teórico, partimos de discussões oportunizadas por autores como Gómez-Granell (2003), Blinkstein (2001), Lorensatti (2009), Zuin e Reyes (2010), Belo e Brandalise (2011), Melo et al. (2021), que publicaram pesquisas relevantes sobre a linguagem, linguagem matemática e processos de abstração em Matemática. Com isso, apresentamos reflexões que, dialogadas com outros autores que se debruçam sobre a temática, nos permitem uma compreensão dos elementos que propomos discutir. Ademais, por se tratar de uma revisão de literatura do tipo narrativa, discutimos, de forma crítica, os elementos que propomos investigar. O estudo indica a necessidade de uma maior valorização dos aspectos relacionados à linguagem matemática nos cursos de formação de professores, de modo que reflita em práticas efetivas no ensino de Matemática na Educação Básica, bem como a necessidade da superação de uma visão hegemônica das matemáticas produzidas na escola e na Universidade.

Downloads

Publicado

20-12-2023