O JOGO COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA INFÂNCIA
EXPERIÊNCIAS DE FORMAR-SE FORMANDO NA OPM
Resumo
O objetivo deste texto é expor o movimento da organização e realização de uma situação desencadeadora de aprendizagem pelos participantes da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a fim de revelar as potencialidades do jogo na materialização dos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, partindo de uma pesquisa participante, trabalhamos com o jogo das esponjas, no ensino dos conceitos de capacidade e volume. Os conteúdos e estratégias foram pensados previamente pelo grupo de professores, e em seguida, desenvolvidos com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. A partir dos pressupostos teóricos adotados, constatamos pelo relato apresentado, que o jogo pode ser mais um instrumento pedagógico na apropriação de conteúdos escolares, superando ações de ensino reduzidas e limitadas ao pensamento empírico. Assim, destacamos a necessidade de um ensino e de um processo formativo pautado em ações mais refletidas para que não se tornem sem sentido e significado a alunos e professores.