O JOGO COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA INFÂNCIA

EXPERIÊNCIAS DE FORMAR-SE FORMANDO NA OPM

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é expor o movimento da organização e realização de uma situação desencadeadora de aprendizagem pelos participantes da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a fim de revelar as potencialidades do jogo na materialização dos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, partindo de uma pesquisa participante, trabalhamos com o jogo das esponjas, no ensino dos conceitos de capacidade e volume. Os conteúdos e estratégias foram pensados previamente pelo grupo de professores, e em seguida, desenvolvidos com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. A partir dos pressupostos teóricos adotados, constatamos pelo relato apresentado, que o jogo pode ser mais um instrumento pedagógico na apropriação de conteúdos escolares, superando ações de ensino reduzidas e limitadas ao pensamento empírico. Assim, destacamos a necessidade de um ensino e de um processo formativo pautado em ações mais refletidas para que não se tornem sem sentido e significado a alunos e professores.

Biografia do Autor

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Fez parte do PIBID/UEM subprojeto Pedagogia (Sede): Foco Matemática (2014-2017). Vice-líder do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Foi Professor (2016-2022) na rede municipal de educação de Maringá, Paraná. Atualmente é Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Maiara Pereira Assumpção, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho -FCT/ UNESP. Participante dos Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPAE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade de Ensino) e GENTEE (Grupo de Pesquisa e Ensino: Trabalho Educativo e Escolarização).

Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Representante docente do Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Coordenadora institucional do PIBID/UEM. 

Caroline Verza de Carvalho França, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Pedagogia (2018) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Especial (2020), Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão (2020) e Psicopedagogia Institucional e Clínica (2021) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UEM) - Pedagogia: Foco Matemática (2017-2018); e do programa Residência Pedagógica (UEM): Foco Gestão Escolar (2018). Atualmente é Professora na Rede Pública de Ensino do Município de Maringá. Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).

Downloads

Publicado

20-12-2023