A IMPORTÂNCIA DO ERRO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SEGUNDO O MÉTODO INTUITIVO E A TEORIA DA PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA DE SUCHODOLSKI

Autores

  • Alexandre Lauriano Copelli UNIFESP

Resumo

Com o tema do erro no processo de aprendizagem, esse estudo procura responder à seguinte questão: a teoria da pedagogia da existência de Suchodolski pode ser usada para atualizar e expandir conceitualmente as noções históricas do método intuitivo de ensino e justificar a necessidade do erro no processo de aprendizagem? Um estudo que se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento de educadores e pesquisadores da Educação Matemática sobre os processos de ensino intuitivo, prático e significativo para os alunos, atualizado o conhecimento sobre uma rica metodologia de ensino que é muitas vezes esquecida ou deixada de lado. Assim, esse estudo busca, como objetivo geral, compreender como o método intuitivo de ensino se relaciona com a proposição de uma pedagogia da existência e qual o papel do erro nesse contexto. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, a partir de livros de autores de renome da História da Educação, bem como artigos científicos sobre as questões levantadas. Ao final, concluiu-se que desde Pestalozzi, com sua proposta de um ensino intuitivo e baseado nas lições de coisas, a educação vem procurando tornar-se cada vez mais prática, significativa e centrada no aluno e em sua individualidade. Teorias essas que vêm sendo ampliadas e aprofundadas por autores como Dewey, Vygotsky, Piaget e Suchodolski, os quais, apesar das diferenças de abordagens e perspectivas, concordam com a necessidade de acatar o erro como parte do processo de construção do conhecimento.

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Publicado

20-12-2023