APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

Autores

  • Matheus Prado Cardoso Multivix Cachoeiro Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Leandro Marochio Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo

O ensino de engenharia ainda ocorre através de uma aprendizagem tradicional sendo necessário debater alternativas que visam melhorar e mudar a prática de ensino utilizada pela maioria dos cursos de engenharia. As metodologias ativas de ensino se apresentam como uma possibilidade a ser implantada na sala de aula, de modo a reduzir o ensino convencional e ampliar a participação dos alunos para que os mesmos desenvolvam seus raciocínios críticos e habilidades para resolver problemas reais. Apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de mecânica dos fluidos utilizando um ciclo de aprendizagem baseada em problemas que culmina na construção de elevadores hidráulicos. A proposta é dividida em três momentos. No primeiro, apresentamos o cenário do problema e ocorre a identificação dos fatos, geração de hipóteses e identificação das deficiências ou dificuldades para resolver o problema. No segundo momento ocorre a busca de novas informações e a definição das estratégias para resolver o problema. Já no terceiro momento ocorre a aplicação dos novos conhecimentos, a discussão e avaliação e, a conclusão. Espera-se que a sala de aula se transforme em um ambiente rico para o debate de conceitos fundamentais da mecânica dos fluidos como, por exemplo, campo de velocidade, tensão, pressão, viscosidade e Princípio de Pascal. Desejamos também que o aluno desenvolva habilidades para interpretar e resolver problemas, trabalhar em grupo, aprender a elaborar perguntas e a ouvir as considerações dos colegas, desenvolvendo competências essenciais para o ambiente de trabalho.

Downloads

Publicado

20-12-2023