Coordenação Pedagógica

Reflexões, identidades e perspectivas

Autores

  • Samanta Rodrigues Sousa Sozzi IFSP
  • Maria Claudia Bontempi Pizzi IFSP - São Carlos

Resumo

O presente trabalho de toma como embasamento teórico-metodológico as concepções de linguagem (BAKHTIN, 2003), que atravessam e constituem os sujeitos (HALL, 2005) por meio de práticas discursivas. O conceito de representação, identidades (SOUSA-SOZZI, 2010) e relações de poder-saber (FOUCAULT, 2004, 2008) complementam esse arcabouço teórico a fim de se compreender a configuração de um cenário escolar situado em um dado momento sócio-histórico. Pretende-se abordar pesquisas acadêmicas e legislações vigentes da rede pública de Educação do Estado de São Paulo acerca do exercício da coordenação pedagógica, atualmente denominada como coordenação de gestão pedagógica (CGP). Agrega-se a essa discussão a articulação dos conceitos teóricos supracitados para compreensão das atribuições pedagógicas multifacetadas do coordenador, bem como reconhecimento da relevância do desenvolvimento de sua própria formação continuada e a de seus pares. As interpretações obtidas demonstram que a coordenação pedagógica continua a exercer um papel complexo e de múltiplas identidades atravessadas por discursos imbricados de poder e saberes educacionais, científicos, políticos, econômicos, culturais. Entretanto, entende-se que a formação continuada é mecanismo articulador para minimizar essa complexidade, bem como indissociável à formação identitária dos sujeitos desse processo.

Biografia do Autor

Samanta Rodrigues Sousa Sozzi, IFSP

Mestre em Educação – USF Itatiba/SP; Formada em Letras - Faculdade de Ciências e Letras de Araras/SP; Graduanda em Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus Boituva; Professora PEB II Rede Estadual de Educação de SP, designada para Coordenação Pedagógica EF Anos Finais; sozzi@prof.educacao.sp.gov.br.

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Publicado

04-09-2023

Edição

Seção

ARTIGOS