Tecnologia em foco
Prática pedagógica para exercício da computação na infância
Resumo
A tecnologia é vista em documentos orientadores da Educação como algo que permite reconfigurar o processo de ensino-aprendizagem, viabilizando novas formas de ensinar e aprender. As discussões sobre o uso e aplicação de tecnologia na Educação Básica, em especial na Infância, devem partir do pressuposto que as mesmas se constituem na atualidade como uma nova forma de inter-relação. Neste sentido, considerando os aspectos positivos e as possibilidades do uso de tecnologia no ambiente escolar, este trabalho visa discutir e apresentar uma alternativa ao processo de implementação da computação no currículo a partir do complemento à BNCC. Assim, buscou-se desenvolver uma prática pedagógica para o exercício da computação na infância, por meio do uso de computadores, tratando-a neste momento de maneira transversal e interdisciplinar. Logo, por meio da seleção, leitura e reflexão de documentos que deram base à institucionalização do Ensino de Computação na Educação Básica, fica evidente que o uso de tecnologia e ensino da computação permitem a construção e consolidação de alternativas inovadoras, baseando-se em eixos estruturantes, relacionados ao pensamento computacional, mundo digital e cultura digital, elucidados em atividades de programação em blocos no Code.org, alinhado de forma criativa ao conteúdo de frações. Destacamos entre as conclusões, que ainda é necessário se pensar em técnicas e métodos voltados à introdução de tecnologia e computação na Infância, visto, principalmente, que existe uma grande identificação por parte das crianças a estes meios, que contribuem para o desenvolvimento de novas competências e habilidades sociais e educacionais.