A educação ambiental no currículo e em projetos político pedagógicos da educação infantil na rede municipal de Florianópolis

Autores

  • Renata Nunes Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Volmir von Dentz Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Resumo

No presente artigo, o objetivo é analisar se e como o currículo da educação infantil de Florianópolis, Santa Catarina, e os Projetos Político Pedagógicos dos Núcleos da Educação Infantil da rede municipal abordam a temática ambiental. De acordo com a legislação No presente artigo, o objetivo é analisar se e como o currículo da educação infantil de Florianópolis, Santa Catarina, e os Projetos Político Pedagógicos dos Núcleos da Educação Infantil da rede municipal abordam a temática ambiental. De acordo com a legislação vigente a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidade de ensino, mas, como as instituições de educação infantil contemplam essa temática em suas propostas pedagógicas? A partir do estudo realizado, embasado em autores da Educação Ambiental, como Lea Tiriba e Marcos Reigota, e na metodologia de Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria Galiazzi, conclui-se que a educação ambiental é mencionada nos documentos da educação infantil municipal da capital catarinense. Porém, isso ocorre de maneira mais implícita que explícita, por meio das seguintes temáticas em evidência: horta escolar, projetos ambientais, educação ambiental, reconhecimento e respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural, e estímulo e fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática socio ambiental.

Biografia do Autor

Renata Nunes, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Municipal de São José (USJ). Pós-Graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José (IFSC).  

Downloads

Publicado

04-09-2023

Edição

Seção

ARTIGOS