Brincar para ensinar
A ludicidade na constituição da profissionalidade docente da professora da educação infantil
Resumo
O trabalho problematiza a relação entre ludicidade/brincadeira e profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico e analítico-descritivo, objetivou identificar a produção acadêmica brasileira que versa sobre a relação entre ludicidade e profissionalidade docente. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) levantamento, seleção e aquisição dos trabalhos originais e na íntegra; b) leituras dos trabalhos coletados; c) análise dos trabalhos; d) síntese geral dos dados. A busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) retornou 11 trabalhos. Entretanto, um trabalho foi excluído por apresentar duplicação no banco de dados e, por isso, o corpus da pesquisa foi constituído por dez estudos. Os trabalhos analisados apontam a necessidade de ampliar a discussão da ludicidade nos processos formativos, de modo que esta seja o modo de viver e exercer a atividade pedagógica do professor da infância, assim como a ludicidade é o modo de viver e existir da criança.