Brincar para ensinar

A ludicidade na constituição da profissionalidade docente da professora da educação infantil

Autores

  • Thais Gomes Novaes
  • Lauane Lopes Chinelli
  • Juliana Lopes Oliveira

Resumo

O trabalho problematiza a relação entre ludicidade/brincadeira e profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico e analítico-descritivo, objetivou identificar a produção acadêmica brasileira que versa sobre a relação entre ludicidade e profissionalidade docente. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) levantamento, seleção e aquisição dos trabalhos originais e na íntegra; b) leituras dos trabalhos coletados; c) análise dos trabalhos; d) síntese geral dos dados. A busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) retornou 11 trabalhos. Entretanto, um trabalho foi excluído por apresentar duplicação no banco de dados e, por isso, o corpus da pesquisa foi constituído por dez estudos. Os trabalhos analisados apontam a necessidade de ampliar a discussão da ludicidade nos processos formativos, de modo que esta seja o modo de viver e exercer a atividade pedagógica do professor da infância, assim como a ludicidade é o modo de viver e existir da criança.

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Publicado

04-09-2023

Edição

Seção

ARTIGOS