Educação de jovens, adultos e idosos

O reconhecimento da diversidade e o direito à educação para todos

Autores

  • Solange Aparecida de Aquino Testoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Josilda Maria Belther Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O presente artigo analisa a educação de jovens, adultos e idosos (EJAI), modalidade de ensino amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 20 de dezembro de 1996. Em seu artigo 37 a referida lei dispõe que a educação de jovens e adultos é um mecanismo que oportuniza o retorno à escola aos estudantes que não puderam estudar na idade certa. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que essa modalidade de ensino vem apresentando para reintegrar esses alunos na sociedade, diminuindo a desigualdade social e a exclusão educacional. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico através de pesquisa com autores que analisam esse tema, dentre eles o educador Paulo Freire, referência mundial em educação, em especial na alfabetização de adultos. Os dados da última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019), mostram que as necessárias conquistas legais devem se constituir como porta de entrada para uma discussão mais aprofundada sobre a origem histórica desta modalidade educativa. Isso nos faz questionar o porquê de ainda haver, em pleno século XXI, pessoas que nunca tiveram contato com uma sala de aula e também por que milhões precisaram interromper os estudos e outros puderam concluir sua formação básica, e até ingressar no ensino de nível superior, sem se preocupar com causas mais urgentes. A Educação de Jovens, Adultos e Idosos, aumenta a capacidade do indivíduo em melhorar sua perspectiva de vida através da Educação, talvez não eliminando, mas, diminuindo a desigualdade social.

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Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS