O lúdico na educação infantil

Autores

  • Tuane Paola da Silva Nitschke Souza IFSP - Campus Boituva
  • Givanildo Alves dos Santos IFSP - Campus São Paulo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os diversos aspectos que tornam a atividade lúdica relevante para o desenvolvimento e aprendizagem nas crianças, bem como, verificar de que forma o brinquedo é trabalhado na escola e seu objetivo em contribuir para uma reflexão da prática pedagógica. Questiona-se como as brincadeiras, aparentemente simples, são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e uma forma de autoexpressão. A partir de referenciais teóricos, será possível observar uma série de conceitos importantes, visando o bom desenvolvimento da aprendizagem escolar na educação infantil e o papel dos educadores nesta função tão importante no ambiente escolar. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, estudando a interação entre o lúdico e a criança, verificando e refletindo sobre a importância da educação junto às atividades lúdicas e seus efeitos na vida da criança durante a educação infantil e como é possível auxiliar e facilitar o desenvolvimento global do ser humano em fase de desenvolvimento.

 

Biografia do Autor

Tuane Paola da Silva Nitschke Souza, IFSP - Campus Boituva

Graduanda em Pedagogia EPT , Instituto Federal de São Paulo Boituva- Itapetininga, tuanetps@gmail.com

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Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS