Ensino da operação de adição com números naturais usando a tecnologia do software Scratch

Autores

  • Benedito Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Leandro de Barros Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciano Aparecido Magrini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O presente trabalho visa aplicar Metodologias e Estratégias de ensino através de atividades recreativas educacionais, desenvolver o ensino das operações com números naturais utilizando a tecnologia do software Scratch para criação de jogos matemáticos. Tem como objetivo demonstrar algumas abordagens de atividades recreativas e lúdicas, desenvolvidas através de jogos manuais utilizados na aprendizagem dos números naturais e sua importância no ensino, entre elas, diversas brincadeiras e atividades recreativas que desenvolvem a aprendizagem. A metodologia propõe a aplicação de conhecimentos e habilidades através da criação de jogos computacionais desenvolvidos no software Scratch possibilitando desenvolver diferentes cenários de aprendizagem com jogos, também demonstra a importância de inovar conceitos didáticos trazendo os jogos eletrônicos para atrair a atenção do aluno. A relação entre a disciplina de matemática e o software proporciona ensinar as operações de números naturais e ao mesmo tempo despertar a criatividade na aprendizagem matemática, e isso faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem, pois desperta no aluno o interesse em aprender brincando, e assim desenvolvendo suas habilidades através de jogos. Esta metodologia possibilita a criação e o desenvolvimento das operações matemáticas de forma a facilitar a compreensão aos educandos e a didática ao educador.

Downloads

Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS