A ruptura educacional na primeira infância no contexto da pandemia

Autores

  • Edjane Nunes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Fernanda dos Santos Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luciano Aparecido Magrini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

 Este estudo de cunho bibliográfico refere-se à escrita do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), terá como área de pesquisa, a Educação Infantil, mais especificamente no segmento escolar Creche, buscou-se levantar a problematização do fechamento das unidades escolares, sobretudo a creche, dessa maneira demonstrar quais os impactos que a falta do espaço escolar ocasionou nas crianças da creche, devido à privação do convívio coletivo. Frente a toda essa demanda originaria do isolamento social, procuraremos com o objetivo geral: tecer possíveis reflexão sobre as perdas e impactos que as crianças bem pequenas tiveram com o fechamento total das creches e quais os reflexos dessas decisões para os próximos anos. Pontuamos como objetivos específicos: averiguar o que os estudos recentes trazem sobre essa temática; investigar quais as ações foram implementadas para amenizar e posteriormente sanar essa questão das perdas; e relatar os prováveis empecilhos que podem afetar a permanência da criança na creche, frente à interrupção do direito de estar no espaço escolar. Conclusivamente, podemos afirmar que houve uma ruptura educacional na primeira infância no contexto da pandemia, na perspectiva de como a criança constrói o seu aprendizado, a carência de recursos que foram disponibilizados para que esta mesma criança continuasse o seu desenvolvimento dentro do ambiente doméstico.

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Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS