Educação ambiental na educação infantil

Particularidades e práticas

Autores

  • Paulo Roberto dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ricardo Cenamo Cachichi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Hoje vemos diversos problemas ambientais em nossa sociedade, problemas que ameaçam a vida na Terra, não apenas dos animais e plantas, mas também da humanidade. Para superarmos esta realidade precisamos de uma transformação de atitude e para que esta mudança ocorra é essencial uma educação ambiental (EA) crítica e libertadora, que nos faça enxergar quais são suas causas e consequências, para então buscarmos soluções para estes problemas. Com isso é de extrema importância que comecemos a trabalhar está EA desde os primeiros anos escolares, durante a educação infantil (EI). Neste trabalho vamos investigar como deve ser esta EA na EI, de forma que despertem nas crianças sentimentos e atitudes voltadas para a modificação do modo como tratamos a natureza. Trazemos também recomendações e sugestões para subsidiar e iniciar, ou dar continuidade a um processo de EA na EI. Assim esperamos colaborar no desenvolvimento integral dos alunos e na transformação tão necessária para termos um ambiente mais sustentável.

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Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS