Brincar, conhecer e ensinar

A importância do lúdico no processo de aprendizagem

Autores

  • Jaqueline de Carvalho Ferreira Correa IFSP - Campus Boituva
  • Mirian Cristina Andrade Silva IFSP - Campus Boituva
  • Maria Claudia Bontempi Pizzi IFSP - São Carlos

Resumo

Este estudo foi estruturado através de revisão bibliográfica, com o intuito de verificar qual o papel do lúdico na educação e no desenvolvimento dos alunos, como objetivo geral. Em seu decurso é possível, na dialogicidade entre os autores apresentados, caracterizar que, em todas as etapas do desenvolvimento, o brincar é fundamental para desenvolver novas habilidades e consolidar o aprendizado, sendo a brincadeira totalmente ligada ao desenvolvimento e interação da criança. Ao viabilizar situações lúdicas nos primeiros anos de escolarização e considerar o binômio brincar e educar, o desenvolvimento infantil passa a ser mais significativo, pois o uso de jogos e brincadeiras como instrumentos de grande relevância à prática pedagógica possibilita que o ensino e o conhecimento sejam construídos com mais propriedade, referindo-se à aprendizagem infantil. Assim, a ludicidade é algo que faz parte do universo e do cotidiano da criança, sendo aporte para a construção de conhecimentos, para a aprendizagem e para a compreensão do entorno infantil. Conclui-se que pensar na ludicidade como recurso pedagógico reflete-nos a relevância da sistematização do conhecimento, do processo de ensino e de aprendizagem do educando, das situações em que a criança forma seus conceitos e exerce sua capacidade criadora, criativa, indagadora, instigadora e socializadora.

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Publicado

14-03-2023

Edição

Seção

ARTIGOS