Introdução a teoria histórico-cultural

Apontamentos sobre a educação e desenvolvimento

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Resumo

Este estudo, de revisão teórica, teve como objetivo apontar algumas contribuições da abordagem Histórico-Cultural para educação, a partir de fundamentos que reforçam sua distinção e originalidade. A proposta contempla o trabalho inicial de Vigotski, articulando reflexões de pesquisadores renomados da área, como Fernando González Rey. O estudo percorre temas comuns ao desenvolvimento e a aprendizagem, como a linguagem, o pensamento e o significado das palavras. Além disso, introduz problemas metodológicos no associacionismo e estruturalismo da psicologia moderna, colocando em evidência o modelo de Vigotski para apreender as relações sociais, a alteridade e a mediação das emoções no desenvolvimento de funções psíquicas superiores. Neste percurso, fomentamos o debate qualitativo sobre educação, partindo de uma perspectiva emancipatória alinhada a teoria Histórico-Cultural. O texto, ao discorrer sobre a concepção de homem no materialismo dialético e a mediação das emoções na relação professor aluno, coloca em evidência uma proposta revolucionária de educação. Espera-se que essa revisão enriqueça discussões já em curso, como novas inquietações sobre a prática docente, eticamente comprometida com transformações sociais.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, IFSP - Votuporanga

Doutor em Psicologia USP/FFCLRP

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Publicado

04-09-2023

Edição

Seção

ARTIGOS