Representações sociais de professores: das experiências iniciais de leitura às práticas que desenvolvem em sala de aula

  • Juliana Pinto Unesp Assis
  • Sérgio Fabiano Annibal Unesp de Assis

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar análise dos dados coletados para a pesquisa de um estudo sobre as representações sociais (Chartier, 1990) de um grupo de seis docentes de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas, acerca do ensino, da literatura, da leitura e da formação de leitores no ambiente escolar. Utilizamos para isso o método autobiográfico - Nóvoa e Finger (2010), Josso (1995), Souza (2006) - e, a partir das representações desses docentes, discutimos como tendências de ensino de leitura e de literatura surgem entre os professores, problematizando-as por meio de um debate teórico e metodológico. Como resultado, buscamos contribuir para a reflexão de outros professores interessados no debate acerca do ensino da leitura e da literatura na educação básica.

Biografia do Autor

Sérgio Fabiano Annibal, Unesp de Assis

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília (2009); Pós-doutorado na Université de Cergy-Pontoise/França (2018); Estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009); Mestrado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara (2004); Licenciado e Bacharel em Letras UNESP/Araraquara (2001). Atuou como docente permanente e vice-coordenador do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (2011-2013). Atualmente, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da UNESP/Assis na disciplina de Didática nos cursos de Ciências Biológicas e Letras. Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis e Professor/Orientador do Mestrado Profissional em Letras da UNESP/Assis. Tem experiência de pesquisa em Formação de Professores, Ensino de Literatura e Currículo. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da UNESP/Assis. 

Publicado
2021-12-14