Literatura na sala de aula: o olhar docente
Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar a prática do ensino de Literatura no Ensino Médio por professores de português que atuam em escolas da Rede Pública de ensino, buscando um olhar diagnóstico em relação às práticas docentes e às concepções teórico-metodológicas que sustentam essa atividade. Para tal, por meio de um estudo de caso, foi aplicado um questionário a oito professores voluntários, que mostrou um descompasso no fazer docente – entre as concepções e os modos de ser – quando se trata do ensino de Literatura, uma vez que se percebe uma não articulação teórica entre as respostas fornecidas pelos entrevistados. Além disso, constatou-se que, para a maioria, a literatura vale pelo seu caráter formativo. O trabalho pretende trazer contribuições significativas para dialogar com as discussões já apresentadas pelo mundo acadêmico-científico. Aplicado em contexto real para investigar a prática de trabalho com textos literários, foi possível ter uma visão concreta sobre os impasses e descompassos que envolvem os desafios dos professores, o fazer docente e as tendências teórico-metodológicas para o ensino de literatura e de textos literários, o que pode configurar um processo de fragmentação da identidade de quem ensina literatura.