(Cri)Atividade no Ensino de Literatura
Resumo
No ensino da literatura os professores têm enfrentado diversos tipos de problemas, como falta de tempo e necessidade de cumprir o programa, falta de recursos/verbas para propor atividades diferenciadas e, principalmente, falta de interesse dos alunos pelas leituras escolares. O objetivo deste trabalho é apontar a importância da criação de atividades, mesmo que absolutamente simples, que envolvam poucos recursos e ainda assim agucem a criatividade dos alunos; pequenas ações que possam contribuir para o ensino da literatura em sala de aula e que tenham o aluno como protagonista. Tomamos por base a proposta de letramento literário, de Rildo Cosson (2019), algumas técnicas sugeridas por Doug Lemov (2006), as considerações de Maria do Socorro Pereira e Almeida sobre as perspectivas metodológicas do ensino de literatura (2014), e a referência à “imagem-ação” feita por Benjamin Abdala (1989). Apresentamos o resultado de experiências diferentes, que se propuseram a motivar os alunos para a leitura de textos literários, três realizadas em escolas públicas e uma em escola particular no estado de São Paulo.