As práticas de leitura como alternativas para formar leitores em tempos de pandemia

  • Luciana Ferreira Leal Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR

Resumo

O presente relato de experiência apresenta o processo de execução do projeto “Práticas de leitura e a formação do leitor literário”, realizado pelo subprojeto de Letras do Pibid da UNESPAR de Paranavaí, o qual buscou despertar o gosto e o prazer pela leitura de textos literários em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, no Município de Paranavaí, no Estado do Paraná.  Para tanto, apresenta fundamentação teórica sobre a abordagem da leitura literária no contexto escolar, focando as práticas de leitura e os aspectos da sequência básica, proposta por Rildo Cosson (2016). A partir dessas teorias, foi elaborada uma sequência didática, focando as práticas de leitura. Para a realização do projeto foram utilizados quatro contos de João Anzanello Carrascoza, presentes no livro Aquela Água toda (2012). Apesar de todas as dificuldades inerentes ao universo da escola pública e da forma remota que o momento exige, esse projeto mostra  que  é possível possibilitar aos alunos um encontro prazeroso com a literatura.

 

Publicado
2021-12-14
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS