Infâncias de aqui e de acolá: uma leitura intercultural do livro Esperando a Chuva, de Véronique Vernette
Resumo
Que bons ventos trazem a temática da cultura africana para a literatura infantil que circula os espaços das escolas públicas brasileiras? Das garantias legais à efetiva ocupação da temática nas atividades escolares, compreendemos que ainda temos um longo caminho a percorrer. Assim, com intuito de provocar reflexões a esse respeito, convidamos ao presente trabalho a análise do livro ilustrado Esperando a chuva, de Véronique Vernette, que compõe os acervos do Plano Nacional do Livro Didático/ Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNLD/ PNAIC), disponíveis nas escolas públicas brasileiras, evidenciando as representações da infância que se dão pelo diálogo entre o texto verbal e imagético, bem como as nuances estéticas e composicionais. Por fim, buscando promover uma leitura intercultural, pela dialogia entre obras, apresentamos brevemente uma atividade de recepção do livro realizada em uma Roda de Leitura com alunos dos anos iniciais da Educação Básica, de uma escola do interior paulista, em ambiente de aulas virtuais e remotas.