Aprendizagem ativa da literatura e formação humanizadora: relato de experiência de projetos de leitura

  • Durval Rabelo Guimarães Filho IFMS

Resumo

Este trabalho apresenta projetos de leitura aplicados com a metodologia da problematização, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) propiciadora de uma aprendizagem ativa aliada à formação humanizadora de leitores críticos, a partir de estudantes do ensino médio integrado dos cursos técnicos da Escola Estadual Padre João Greiner. O principal objetivo é relatar a experiência na aplicação do projeto de leitura Quanto encanto no conto. Para tanto, temos os seguintes objetivos específicos: associar a atividade de leitura à metodologia ativa de ensino e aprendizagem; propor o ensino de literatura como formação humanizadora de leitores críticos; e incentivar a leitura de clássicos da literatura de maneira contextualizada, crítica e criativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada com objetivos descritivos, portanto uma pesquisa participante, em forma de relato de experiência. Como resultado observou-se: a formação humanizadora da literatura e a metodologia da problematização incentivam o trabalho em grupo, consequentemente promovem nos jovens estudantes habilidades como empatia, liderança e aprimoraram competências relacionadas ao mundo do trabalho. Além do mais, as atividades analisadas e as tarefas executadas pelos alunos se mostraram relevantes ao processo de ensino e aprendizagem, por aprimorarem a competência de interpretação de textos, propiciando assim uma aprendizagem mais abrangente e encantadora a partir da literatura.

Publicado
2021-12-14
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS