Leitura e Letramento Literário: um itinerário para a formação de leitores

Resumo

Neste artigo consta um itinerário de leitura de Histórias guardadas pelo rio, de Lúcia Hiratsuka, livro vencedor do prêmio Jabuti de 2019 na categoria juvenil, para a formação de jovens leitores. O objetivo é apresentar para professores da educação básica, acadêmicos de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, especialmente da área de Letras, bem como para mediadores de leitura que atuam em diversos contextos, uma proposta de prática leitora da obra literária Histórias guardadas pelo rio. A escolha por esse texto literário se justifica devido à sua qualidade estética e às diversas discussões que dele podem emergir. O roteiro de atividade foi elaborado com base na sequência básica que Rildo Cosson apresenta na obra Letramento literário: teoria e prática que contempla a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. A discussão acerca da relevância do ensino de literatura contou com o auxílio teórico de: Antonio Candido (2000, 2017), Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2008), Vincent Jouve (2002), Rildo Cosson (2009, 2020) e Judith A. Languer (2011). A partir desse estudo, é possível perceber que o desenvolvimento da sequência básica pode contribuir para que o leitor construa sentidos a partir do texto literário e amplie os seus horizontes de expectativa ao relacionar o conteúdo da obra com o mundo.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), na área de concentração Leitura e produção discursiva, tendo como linha de pesquisa Leitura e formação do leitor. Sua pesquisa fez parte do Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional (Procad), "Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação" do qual integraram a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF) (2015-2019). Mestra em Letras, na linha de pesquisa Produção e Recepção do Texto Literário pela Universidade de Passo Fundo (UPF), onde analisou a personagem feminina na obra The Awakening, de Kate Chopin. Possui graduação em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen (2009). Especialização em Língua e Cultura Inglesa pela mesma Instituição (2008-2010). Possui experiência na área de Letras, com ênfase na Comunicação e expressão, Leitura e interpretação de textos, Teoria literária, Literatura norte-americana, Literatura infantil e juvenil e na área da Educação, atuando no curso de Pedagogia EaD nas disciplinas de Leitura e interpretação de textos, Linguagem e pesquisa, Metodologia Científica, Alfabetização e letramento, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Política Educacional da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura infantojuvenil. Membro da The Kate Chopin International Society (KCIS), desde 2012. Tem experiência como docente no Ensino Superior nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Leitura, Literatura e Formação de Leitores, Ensino de Literatura, Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Formação de Professores, Literatura infantil e Juvenil Contemporânea e Literatura de autoria feminina. 

Publicado
2021-12-14