Leitura e Letramento Literário: um itinerário para a formação de leitores

Autores

Resumo

Neste artigo consta um itinerário de leitura de Histórias guardadas pelo rio, de Lúcia Hiratsuka, livro vencedor do prêmio Jabuti de 2019 na categoria juvenil, para a formação de jovens leitores. O objetivo é apresentar para professores da educação básica, acadêmicos de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, especialmente da área de Letras, bem como para mediadores de leitura que atuam em diversos contextos, uma proposta de prática leitora da obra literária Histórias guardadas pelo rio. A escolha por esse texto literário se justifica devido à sua qualidade estética e às diversas discussões que dele podem emergir. O roteiro de atividade foi elaborado com base na sequência básica que Rildo Cosson apresenta na obra Letramento literário: teoria e prática que contempla a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. A discussão acerca da relevância do ensino de literatura contou com o auxílio teórico de: Antonio Candido (2000, 2017), Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2008), Vincent Jouve (2002), Rildo Cosson (2009, 2020) e Judith A. Languer (2011). A partir desse estudo, é possível perceber que o desenvolvimento da sequência básica pode contribuir para que o leitor construa sentidos a partir do texto literário e amplie os seus horizontes de expectativa ao relacionar o conteúdo da obra com o mundo.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), na área de concentração Leitura e produção discursiva, tendo como linha de pesquisa Leitura e formação do leitor. Sua pesquisa fez parte do Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional (Procad), "Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação" do qual integraram a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF) (2015-2019). Mestra em Letras, na linha de pesquisa Produção e Recepção do Texto Literário pela Universidade de Passo Fundo (UPF), onde analisou a personagem feminina na obra The Awakening, de Kate Chopin. Possui graduação em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen (2009). Especialização em Língua e Cultura Inglesa pela mesma Instituição (2008-2010). Possui experiência na área de Letras, com ênfase na Comunicação e expressão, Leitura e interpretação de textos, Teoria literária, Literatura norte-americana, Literatura infantil e juvenil e na área da Educação, atuando no curso de Pedagogia EaD nas disciplinas de Leitura e interpretação de textos, Linguagem e pesquisa, Metodologia Científica, Alfabetização e letramento, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Política Educacional da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura infantojuvenil. Membro da The Kate Chopin International Society (KCIS), desde 2012. Tem experiência como docente no Ensino Superior nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Leitura, Literatura e Formação de Leitores, Ensino de Literatura, Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Formação de Professores, Literatura infantil e Juvenil Contemporânea e Literatura de autoria feminina. 

Downloads

Publicado

2021-12-14