Leitura e Letramento Literário: um itinerário para a formação de leitores
Resumo
Neste artigo consta um itinerário de leitura de Histórias guardadas pelo rio, de Lúcia Hiratsuka, livro vencedor do prêmio Jabuti de 2019 na categoria juvenil, para a formação de jovens leitores. O objetivo é apresentar para professores da educação básica, acadêmicos de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, especialmente da área de Letras, bem como para mediadores de leitura que atuam em diversos contextos, uma proposta de prática leitora da obra literária Histórias guardadas pelo rio. A escolha por esse texto literário se justifica devido à sua qualidade estética e às diversas discussões que dele podem emergir. O roteiro de atividade foi elaborado com base na sequência básica que Rildo Cosson apresenta na obra Letramento literário: teoria e prática que contempla a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. A discussão acerca da relevância do ensino de literatura contou com o auxílio teórico de: Antonio Candido (2000, 2017), Tzvetan Todorov (2009), Michèle Petit (2008), Vincent Jouve (2002), Rildo Cosson (2009, 2020) e Judith A. Languer (2011). A partir desse estudo, é possível perceber que o desenvolvimento da sequência básica pode contribuir para que o leitor construa sentidos a partir do texto literário e amplie os seus horizontes de expectativa ao relacionar o conteúdo da obra com o mundo.