Literatura juvenil: como, onde, quando e por quê?

Autores

  • Ricardo Azevedo

Resumo

O artigo, sustentado em análise documental, coloca em discussão certas classificações a que a literatura juvenil tem sido submetida nos dias de hoje, questionando a divisão de textos segundo a faixa etária dos leitores; busca também ressaltar certas características próprias da literatura (e da arte) e lembrar a luta do autor literário em meio ao desafio de lidar com os apelos do mercado editorial, com a didatização e a instrumentalização da literatura, com militâncias políticas e com o chamado “politicamente correto”. O artigo pretende ainda abrir uma discussão sobre a literatura no sentido da formação de leitores por meio de perguntas que colaborem com o processo reflexivo dos que a ensinam, incentivando-os a compreender e a questionar os modelos e paradigmas vigentes. A expectativa é a de que alunos, professores e leitores, ao entrar em contato com a literatura de ficção e poesia, tenham a oportunidade de identificar e experimentar tanto os assuntos humanos complexos vistos sempre sob o ponto de vista da subjetividade de cada autor, como os inúmeros recursos propiciados pela linguagem literária. Como pano de fundo, o artigo coloca em discussão o sistema cultural dominante assim como a perspectiva de ser escritor num país diversificado, desequilibrado e heterodoxo como o Brasil.

Biografia do Autor

Ricardo Azevedo

Ricardo José Duff Azevedo é um escritor, ilustrador e pesquisador brasileiro. filho do também do autor de obras didáticas e pensador da geografia, Aroldo de Azevedo, e neto de Arnolfo Rodrigues de Azevedo, que foi senador por São Paulo e deputado nacional.

Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (1975), tem mestrado em Letras (Estudos.Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004). Escritor e ilustrador com várias obras publicadas, trabalha principalmente com livros para crianças e jovens (desde 1980). Tem escrito artigos abordando temas como o uso da literatura de ficção e poesia na escola; literatura e cultura popular; discurso popular; diálogo entre texto e imagem; e problemas relacionados à formação de leitores. Esporadicamente, tem dado disciplinas em cursos de pós-graduação lato sensu, como professor convidado. Área de conhecimento: Literatura Infantil e Juvenil, Poética popular, Arte Educação, Literatura e sociedade, Cultura Popular Brasileira, Música Popular Brasileira.

Downloads

Publicado

14-12-2021