Literatura juvenil: como, onde, quando e por quê?
Resumo
O artigo, sustentado em análise documental, coloca em discussão certas classificações a que a literatura juvenil tem sido submetida nos dias de hoje, questionando a divisão de textos segundo a faixa etária dos leitores; busca também ressaltar certas características próprias da literatura (e da arte) e lembrar a luta do autor literário em meio ao desafio de lidar com os apelos do mercado editorial, com a didatização e a instrumentalização da literatura, com militâncias políticas e com o chamado “politicamente correto”. O artigo pretende ainda abrir uma discussão sobre a literatura no sentido da formação de leitores por meio de perguntas que colaborem com o processo reflexivo dos que a ensinam, incentivando-os a compreender e a questionar os modelos e paradigmas vigentes. A expectativa é a de que alunos, professores e leitores, ao entrar em contato com a literatura de ficção e poesia, tenham a oportunidade de identificar e experimentar tanto os assuntos humanos complexos vistos sempre sob o ponto de vista da subjetividade de cada autor, como os inúmeros recursos propiciados pela linguagem literária. Como pano de fundo, o artigo coloca em discussão o sistema cultural dominante assim como a perspectiva de ser escritor num país diversificado, desequilibrado e heterodoxo como o Brasil.