Uma análise das dificuldades de ingressantes no Ensino Médio na resolução de questões sobre área e perímetro

Autores

Resumo

Neste artigo, analisa-se as resoluções e interpretações de questões sobre a área e perímetro de figuras planas, realizadas por estudantes ingressantes no primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino do estado de São Paulo. O objetivo dessa investigação foi o de detectar e classificar os principais erros e dificuldades apresentados pelos participantes. As duas questões foram aplicadas para sessenta e nove estudantes no início do ano letivo de 2020. Os Três Mundos da Matemática é o quadro teórico adotado na análise das questões. Verificou-se que os participantes não possuem compreensão dos conceitos de área e de perímetro e apresentam dificuldades em relação aos cálculos envolvidos na resolução das questões propostas.

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Costa Guimarães, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Licencianda em Matemática e bolsista de iniciação científica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP – Campus Guarulhos.

Juliana Souza Menezes, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

É licencianda em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos. 

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Doutor em Educação Matemática pela Universidade   Anhanguera de São Paulo. Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP - Campus Guarulhos.

William Vieira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP – Campus Guarulhos.

Emanoel Fabiano Menezes Pereira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC) Campus Santo André, especialista em Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Guarulhos.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP - Campus Guarulhos.

Downloads

Publicado

21-09-2021

Edição

Seção

ARTIGOS