Experiências com os bebês na creche

Autores

  • Andréia Regina de Oliveira Camargo
  • Thaise Vieira de Araujo

Resumo

O presente relato de prática docente na Educação Infantil busca compartilhar experiências brincantes dos bebês de duas turmas do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, da Universidade Federal de São Paulo, no ano de 2017. Explorando o mundo por meio das sensações visuais, táteis, auditivas, olfativas e gustativas, os bebês brincaram com diversos materiais, os quais oportunizaram curiosidade, diversão, investigações, interações e aprendizagens. O sagu, a farinha de fubá, a gelatina, o guache, os elementos da natureza e as frutas foram um convite a múltiplas experiências, que cada bebê vivenciou da sua forma e em seu tempo. As interações e descobertas dos bebês ao longo da proposta foram registradas por fotografias, vídeos e relatos em caderno de campo das professoras. Esses registros apresentam expressões, falas, gestos, movimentos e narrativas do vivido pelos bebês, evidenciando suas aprendizagens e possibilidades de atuação significativa na Educação Infantil. São sensações, descobertas, emoções, interações e aprendizagens que impulsionaram o desenvolvimento.

Biografia do Autor

Andréia Regina de Oliveira Camargo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), grupos de pesquisa "IMAGO: Laboratório da Imagem, Experiência e Cri@ção" da UNESP de Rio Claro; "CRIEI - Grupo de pesquisas e estudos a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância", da UFScar campus Sorocaba; "Acriançar - Grupo de pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias" da UNIFESP, acamargo13@unifesp.br .

Thaise Vieira de Araujo

Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), grupo de pesquisa "CRIEI - Grupo de pesquisas e estudos a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância", da UFScar campus Sorocaba; "Acriançar - Grupo de pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias" da UNIFESP, araujo.thaise@unifesp.br .

Downloads

Publicado

28-12-2020

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS