Contribuições de Cochran-Smith & Lytle para a Formação de Professores: analisando conhecimentos e práticas.
Resumo
Entendendo a aprendizagem da docência para além do domínio de técnicas e conteúdos, buscamos problematizar as três concepções de conhecimento definidas por Cochran-Smith & Lytle que subsidiam muitas discussões na área de formação de professores. A primeira, conhecimento para a prática, cujos pressupostos inscrevem a aprendizagem docente nos limites do conhecimento específico; em seguida, conhecimento em prática, cuja ênfase assenta na experiência profissional docente; e, por último, conhecimento da prática, que propõe uma postura investigativa, crítica e protagonista do docente e dos atores da escola. Estendemos o diálogo a outros autores como Pérez-Gomes, Tardif, Shulman, Roldão, Suárez, Reali, Tancredi & Mizukami, Gatti, Marcelo, Zeichner, Fiorentini & Crecci que tratam da formação docente a fim de ampliar o debate em torno da figura do professor e de suas potencialidades. Nesse sentido abordamos os limites da formação inicial e a importância da formação contínua tendo em vista que a aprendizagem da docência é um processo permanente de buscas e reconstruções. Por fim, em vista do caráter exigente e complexo da função de ensinar entendemos, à luz das ideias explanadas, que a perspectiva do conhecimento da prática apresenta-se como aquela que mais se afina a um projeto educativo formativo e emancipador.