Autoconstituição da docência em processo: A história vivida e a história contada...
Resumo
Este ensaio propõe-se a auscultar a narrativa de um sujeito que me apresentou uma carta que foi analisada a partir de alguns eixos norteadores: perfil; trajetória de formação (incluindo experiências formais na educação básica, educação superior e continuada – e não formais); trajetória/experiência profissional; motivação/razões para ingresso na profissão; identificação com a profissão docente; imagens da docência; e, as memórias significativas que se fizessem presentes fora dos eixos pensados a priori. Procurei assegurar a evidência de distintas vozes (narrador e sujeito da pesquisa) e a assinatura do pesquisador (essencial) sem subvalorizar a do sujeito (professora). Dessa forma, nos limites desse ensaio, apresentarei os dados extraídos da narrativa de uma professora de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino, aqui nomeada Alana e as análises tecidas sobre suas experiências identitárias de profissionalidade docente.