A importância da formação em ajustes curriculares para a implantação de práticas inclusivas
Resumo
Na perspectiva da educação inclusiva, para todos, em que a escola está embasada atualmente, muitos são os desafios para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) 6 em escolas de ensino comum. Entre tais desafios, sobressaem as práticas pedagógicas. Esta pesquisa objetivou caracterizar a prática pedagógica de uma professora do ensino comum, analisando se essa prática abrange flexibilização e adequação curricular para alunos com NEEs do terceiro ano do ensino fundamental. O percurso metodológico envolve os fundamentos da pesquisa qualitativa descritiva. Na coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: consulta a documentos; gravações de aulas; roteiro semiestruturado de entrevista; teste de desempenho escolar e lista de ajustes curriculares - elaborada com base na literatura especializada. Os resultados mostram que existem discrepâncias entre o que a professora considera como ajuste curricular, aquilo que é planejado e o que é efetivamente posto em prática. Há necessidade de aprendizagens profissionais visando a fomentar aprimoramentos e subsidiar possíveis intervenções.