https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/issue/feed Revista Letra Magna 2024-08-25T19:38:40-03:00 Rubens Lacerda de Sá letramagna@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Letra Magna</strong> (RLM) fomenta o debate crítico e o intercâmbio científico de âmbito nacional e internacional entre as diferentes áreas de especialidades do conhecimento. Embora seu foco central seja na grande área Linguística, Letras e Artes é dotada de um caráter interdisciplinar e pode abranger áreas diversas sempre na interface com sua área central.<br /><br />Ancora-se em uma perspectiva epistêmico-metodológica socialmente orientada e relevante cujo objetivo é contribuir para a divulgação e a visibilidade de pesquisas e a produção de conhecimento científico que se articule aos Estudos de Linguagem em sua relação com as práticas sociais, educacionais, históricas, culturais e políticas, dentre outras.</p> https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2665 O Brasileiro Comum 2024-06-03T13:08:38-03:00 Éderson de Oliveira Cabral edercabral@feevale.br <p>Poema</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2697 Editorial 2024-08-25T18:41:03-03:00 Rubens Lacerda de Sa rubens.sa@ifsp.edu.br <p>-</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2690 Além de Um Relato, Entre-encruzilhadas de Saberes 2024-08-09T14:36:01-03:00 Janaina de Lima Ferreira janainaferreira.jf231@gmail.com <p>A proposta deste artigo é construir uma reflexão sobre os caminhos teóricos, literários e minhas próprias experiências, individuais e coletivas, compartilhadas com toda a comunidade negra diaspórica. O objetivo central é tecer um relato de experiência entrelaçando teoria, literatura e minhas memórias, enquanto reflito sobre as encruzilhadas que adentrei para fundamentar minha dissertação. Espero, assim, inspirar outros(as) pesquisadores(as) a se aventurarem pelos desafios da casa racial e a desvendarem, nos rastros ancestrais, rotas alternativas para a suplantação do trauma escravocrata ou, pelo menos, para construir mecanismos que nos permitam dialogar com ele. Essa perspectiva aspira à reconstrução de um mundo onde possamos viver em harmonia com os outros e com a Terra.</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2671 Dizer-ato Como Materialidade da Linguagem nas Dimensões Social e Política 2024-06-24T08:51:32-03:00 Flávia Tridapalli Buechler flaviatbuechler@gmail.com Gabriel Inticher Binkowski binkowski@usp.br Paulo Eduardo Viana Vidal paulovidal@id.uff.br <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Este trabalho tem como principal objetivo pôr em evidência o que se pode extrair de consequências simbólico-políticas do relatório lacaniano <em>Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise</em>, redigido em 1953. A partir da proposta de uma articulação lógico-matemática entre o social e a política, lança-se luz à fala enquanto um dizer-ato capaz de furar tramas simbólicas hegemonicamente estruturadas, de modo a produzir espaços, provocar movimentos e criar articulações que possibilitem a transformação dos laços sociais. A categoria amefricanidade construída por Lélia Gonzalez (1988) materializa-se como um exemplo desse dizer-ato. Por fim, lançam-se questões para pensar a psicanálise <em>no</em> Brasil de modo a implicar os psicanalistas <em>do</em> Brasil na conceitualização das clínicas que os diferentes territórios do país exigem.</span></p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2699 Horizonte Político-Epistemológico em Pesquisa Social 2024-08-25T19:38:40-03:00 Rubens Lacerda de Sá rubens.sa@ifsp.edu.br <p class="p1">Considerando os crescentes processos de vulnerabilizações na sociedade contemporânea, entendo ser consenso a urgência de pensarmos em pesquisas sociais que sejam ontologicamente orientadas. Desta maneira, objetivo neste ensaio uma reflexão a partir da Filosofia da Ciência e da Filosofia Crítica com vistas a pensar em horizontes político-epistomológicos no ato de pesquisar com o fito de contribuir para o reconhecimento social por humanidades vulnerabilizadas.</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2569 Ludicidade na Gestão Escolar 2024-04-12T16:13:58-03:00 Alexandre Aparecido Alves Lima alexandre.lima74@etec.sp.gov.br Ida Carneiro Martins ida.martins@unicid.edu.br Everton Silva Santos Lopes everton.santos145@etec.sp.gov.br <p>Este estudo faz parte de um projeto mais amplo sobre a integração entre ludicidade e gestão escolar, e usa a Capoeira para promover uma gestão participativa na educação. O objetivo principal é revisar a literatura sobre gestão escolar, ludicidade e Capoeira para estabelecer o estado atual do conhecimento, contribuindo para novas perspectivas na pesquisa educacional e gestão escolar. Foram realizadas buscas em bases como BTDT, Scielo e Portal de periódicos da Capes, devido à sua relevância na área educacional. A pesquisa compilou estudos com descritores como "Gestão escolar", "Lúdico", "Capoeira" e "Práticas pedagógicas". Os dados foram analisados interpretativamente, relacionando-os com princípios teóricos adotados. Os resultados sugerem que o uso da Capoeira para promover a ludicidade pode criar uma estrutura dinâmica de gestão participativa, incentivando uma postura participativa na organização escolar. Este estudo contribui para a compreensão das práticas de gestão escolar e sua relação com a ludicidade, destaca a importância da Capoeira como uma estratégia educacional eficaz.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2698 Políticas de IA en el Cono Sur 2024-08-25T19:31:51-03:00 José Manuel Silvero Arévalos jmsilvero@rec.una.py Javier Enrique Barúa Chamorro jbarua@rec.una.py <p class="p1">La Universidad Nacional de Asunción (UNA) se encuentra inserta en un proceso de evaluación global de la organización y estructuración académica conforme a lo establecido en el estatuto vigente de la institución. Dicha tarea tiene como fin establecer un nuevo modelo de universidad acorde a las exigencias del tiempo presente y a la luz de los grandes cambios disruptivos que en buena medida impronta en el quehacer académico, científico, tecnológico y de innovación. Este artículo tiene como objetivo identificar aspectos resaltantes de algunos documentos de países como Argentina, Brasil, Uruguay, Chile, Bolivia y Paraguay en lo que respecta a la vigencia de políticas y planes de desarrollo para el uso de la Inteligencia artificial y el impacto de los mismos en el fortalecimiento de la ciencia, la tecnología y la innovación. Luego de identificar, cotejar y listar los puntos estratégicos, se procederá a listar de manera sucinta los documentos de nivel político y estratégico de la Universidad Nacional de Asunción con el objetivo de propiciar un debate a lo interno de la UNA en el marco de la evaluación y la reconfiguración del nuevo modelo de universidad. La revisión, comparación y estudio de los desarrollos de políticas estratégicas a nivel regional ayudará a identificar los principales retos y oportunidades con la que cuenta la UNA a fin de fortalecer los esfuerzos ligados al quehacer científico, tecnológico y de la innovación. La agenda del futuro inmediato exige dinamismo, versatilidad y especialmente, aplicación de estrategias innovadoras recualificando así nuestra institución en un entorno cada vez más competitivo.</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2685 A Ressignificação como Processo Contradiscursivo no Twitter/X 2024-07-30T14:22:38-03:00 Mabeli Cristiani Schreiner mabelischreiner@sou.faccat.br Dieila dos Santos Nunes dieilanunes@faccat.br <p>A ressignificação como processo contradiscursivo permite que o sujeito agredido, em vez de responder ao ataque por meio de outra agressão, reflita sobre ela e busque uma resposta corajosa e inteligente, provocando a exposição do sujeito agressor. O acontecimento que originou este estudo foram as falas racistas e xenofóbicas proferidas ao povo nordestino pelo vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel. O objetivo desta pesquisa é identificar, analisar e compreender as características tecnodiscursivas do processo contradiscursivo de ressignificação no contexto digital, a partir da <em>tag</em> “Xenofobia contra Nordestinos tem que parar!”. A pesquisa define-se metodologicamente como bibliográfica com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, foram selecionadas, no período de fevereiro a março de 2023, na rede social Twitter/X, as quatro primeiras publicações com essa <em>tag</em>. Os resultados obtidos mostram que a ressignificação pode ser considerada uma importante estratégia de combate aos discursos de ódio produzidos nos ambientes digitais, pois, através das publicações de apoio ao povo nordestino, os sujeitos agredidos verbalizam o discurso ofensivo reproduzido por Sandro Fantinel de outra forma. Assim, verificou-se que esse discurso foi transformado em uma resposta inteligente e reflexiva, fazendo com que o enunciado primeiro destrua sua própria sustentação.</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2691 The Psychology of Fear in H. P. Lovecraft’s Gothic Fiction 2024-08-11T02:14:54-03:00 Gustavo Vargas Cohen gustavo.cohen@ufrr.br <p>Lovecraft’s discernible taste for the Gothic yields peculiarities which are presented and discussed, in terms of the differences between the traditional European Gothic and its distinctive American version. Lovecraft selects specific traits from the Gothic repertoire to stir primal and often irrational emotions in his readers. Traits such as fear of rats and fear of the dark are discussed from both psychological and literary standpoints. The short story “The Rats in the Walls” (1924) is used as object with which to confront both Gothic characteristics and the scientific exploration of phobias.</p> 2024-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna