https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/issue/feed Revista Letra Magna 2024-03-21T20:03:26-03:00 Rubens Lacerda de Sá letramagna@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Letra Magna</strong> (RLM), <strong>Qualis B1</strong>, fomenta o debate crítico e o intercâmbio científico de âmbito nacional e internacional entre as diferentes áreas de especialidades do conhecimento. Embora seu foco central seja na grande área Linguística, Letras e Artes é dotada de um caráter interdisciplinar e pode abranger áreas diversas sempre na interface com sua área central.<br><br>Ancora-se em uma perspectiva epistêmico-metodológica socialmente orientada e relevante cujo objetivo é contribuir para a divulgação e a visibilidade de pesquisas e a produção de conhecimento científico que se articule aos Estudos de Linguagem em sua relação com as práticas sociais, educacionais, históricas, culturais e políticas, dentre outras.</p> https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2535 Apresentação 2024-03-10T17:30:27-03:00 Rubens Lacerda de Sá rubens.sa@ifsp.edu.br <p class="p1"><span class="s1"><strong>Editorial - </strong></span>É com imenso prazer e grata satisfação que entregamos o trigésimo quinto número da <strong>Revista Letra Magna </strong>(RLM), que completa vinte anos de atividades ininterruptas. Neste número trazemos textos em português, espanhol e inglês que discutem: uma abordagem filológica e lexical nas línguas românica e germânica na formação do papiamento; uma aproximação entre crítica literária em termos de valor e a representação de sujeitos subalternizados permeada por uma fenomenologia da branquitude; as representações negativas sobre o Brasil quanto às políticas ecológicas do governo Bolsonaro; reflexões sobre experiência docente, identidade e infuncionalidade; um alinhamento da perspectiva teórica bakhtiniana e o paradigma indiciário; o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial de inglês em escolas públicas; a discussão dos conceitos de letramento, tradução intersemiótica, etnomatemática e Aldravias; e, por fim, sobre o papel das tecnologias disruptivas e o necessário redirecionamento em aspectos centrais do fazer educativo.<br><br></p> <p class="p1"><span class="s1"><strong>Capa -</strong></span> a imagem descreve uma fusão cativante de conceitos e cores, entrelaçando os intrincados fios da experiência humana com base em nós e caminhos interconectados e que representam a intrincada rede de conexões que ligam a linguística, a plataforma ideológica, os estudos de letramento, a fenomenologia, a hermenêutica, as tecnologias de informação e comunicação, o enquadramento ético, etc. Cada nó e conexão na imagem significa uma faceta distinta do nosso entendimento coletivo. A paleta de cores e as formas exclusivas atribuídas a cada elemento evocam sua individualidade. Os tons vibrantes simbolizam a riqueza das diversas perspectivas, enquanto as linhas fluidas sugerem a interação dinâmica entre os domínios e campos de estudo deste número. À medida que os nós se fundem e divergem, eles refletem a natureza interdisciplinar dos tópicos, pois as ideias fluem, colidem e se transformam, criando novos caminhos de pensamento. As linhas fluidas sugerem movimento – uma dança perpétua de adaptação, crescimento, transformações e mudanças cuja essência é captada pela imagem. Por fim, em uma era de rápido avanço tecnológico, a composição abstrata da imagem convida à contemplação – uma sinfonia visual que harmoniza as complexidades do mundo interconectado.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2496 Influence of Romance and Germanic Languages on the Morphology of the Days of the Week in Papiamentu 2024-01-05T17:29:31-03:00 Geraldo Jose Rodrigues Liska geraldliska@hotmail.com <p>In this work, we investigated how the names of the days of the week were formed in a philological and lexical approach in the Romance and Germanic languages and how they influenced the formation of Papiamento, based on philological research already carried out and consultation to various dictionaries and translation tools. We observed that, in semantic issues, Papiamentu had the formation of the names of its days of the week from Portuguese and Spanish influences; on the other hand, in morphosyntactic constructions, the Germanic structure prevails, especially Dutch. This is interesting when we keep in mind that, the more we understand about human cognition, the more we realize the importance of linguistic processes, both for the way man sees, thinks and represents the world, and for the definition of his own humanity.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2437 Fenomenologia (e Hermenêutica) Brancas 2023-09-21T09:21:33-03:00 Fabio Pomponio Saldanha saldanha.fabio@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Tento sugerir uma aproximação entre crítica literária em termos de valor e a representação de sujeitos subalternizados, permeada por uma fenomenologia da branquitude. Para isso, utilizo a análise feita por Lígia Diniz, de </span><em><span style="font-weight: 400;">Salvar o Fogo</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Itamar Vieira Jr., pensando, a partir da fenomenologia da branquitude, o quanto isso implica em uma hermenêutica também branca, causando uma quebra dentro do entendimento da representação das subalternas no romance, ao vê-las como menores e um fenômeno midiático, retirando, do debate, a possibilidade de seguir-se lendo o livro. Retomo, para isso, as discussões de Antonio Candido sobre o Regionalismo e a representação do subalterno, na última parte, para pensarmos, graças à desconstrução derridiana, que o problema do texto de Diniz já é repetido e diferenciado, nos termos da </span><em><span style="font-weight: 400;">diferança</span></em><span style="font-weight: 400;"> e da iterabilidade do traço, a partir de uma segregação na teoria literária brasileira que tem, como prolegômeno, a universalidade como hermenêutica branca.</span></p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2441 Passando a Boiada 2024-01-16T12:17:25-03:00 Adelino Pereira dos Santos adesantos@uneb.br Aleffe Silva Araújo aleffe.araujo@outlook.com <p>Tomando como pressupostos teóricos e metodológicos a Análise do Discurso Crítica, neste artigo analisamos manchetes de agências de notícias, jornais e revistas de repercussão internacional, publicadas nos Estados Unidos, que abordam o discurso ecológico do/sobre o Brasil durante a gestão do governo Jair Bolsonaro (2019 a 2022) à presidência da república. A análise teve como objetivo identificar elementos lexicais, construções sintáticas, figuras de linguagem e aspectos semânticos que se constituíssem em representações discursivas sobre o Brasil e, consequentemente, revelassem práticas discursivas e sociais dos atores sociais que se inscrevem nas manchetes. Como resultados, pudemos concluir que as representações sobre o Brasil no que se referem às políticas ecológicas e/ou ambientais do governo Bolsonaro foram majoritariamente negativas, o que representavam as práticas sociodiscursivas do governo em geral e do próprio presidente da república em particular.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2448 Letramento e (In)funcionalidade 2023-11-19T18:44:22-03:00 Anderson Jair Goulart andersonjgoulart@hotmail.com Leonardo de Oliveira Schneider leo.schneider.los@gmail.com Leonardo Hasse leohasse40@gmail.com <p>O presente ensaio reúne uma série de reflexões acerca de nossa experiência inicial em sala de aula, reverberando argumentos entornados pelas referências teóricas com as quais tivemos contato durante todo o curso de licenciatura, assim, resgatando-as memorialística e pessoalizadamente, sobretudo as discussões sobre identidade e (in)funcionalidade discutidas por Ponzio (2010) e Cerutti-Rizzatti e Irigoite (2015). Desse modo, encontram-se, neste que nos medeia enquanto autores, uma série de fruições advindas das impressões apreendidas no estágio de docência, clareadas à intenção de complementar às problemáticas do ensino e aprendizagem baseando-se em nossa recém-nascida bagagem docente e, simultaneamente, deslocando o enfoque às mudanças de hábito atestadas no contato com os alunos, às ligeiras inovações tecnológicas e seus impactos sobre o cotidiano escolar. Premidos por essas percepções, é nosso intuito, aqui, responder à seguinte questão: Como agir em situações protagonizadas pelo desinteresse e quais as possíveis causas que levam a essa postura em ação docente que busca a integração discente em prática de uso da linguagem? Sendo assim, muito do conteúdo abarcado ao longo de nossas reflexões destaca hábitos corriqueiros, porém prejudiciais ao ensino e à aprendizagem, em paralelo, ecoando vontades teóricas fundamentadas à luz de uma predisposição à formação crítica por meio do infuncional, logicamente, investigando possíveis causas às dificuldades vivenciadas por nós, designados ao impreciso encargo de ser professores — ou melhor, como denominamos neste ensaio: de professor-estagiário.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2426 Rastros de uma Escrita em Constituição 2023-08-22T15:43:51-03:00 Fabiana Giovani fabiana.giovani@ufsc.br Daniela Campregher danielacampregheferreira@gmail.com <p>À luz da perspectiva teórica proposta por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, voltamos nosso olhar para textos produzidos por sujeitos historicamente situados e propomos uma investigação da multiplicidade de sentidos da linguagem escrita sob a teoria dos gêneros do discurso. Neste trabalho, concebemos a linguagem como meio de interação social e assumimos que a escrita se caracteriza como interlocução entre leitor e escritor. Partimos, portanto, do pressuposto de que os sentidos do texto escrito são constituídos de maneira dialógica, com o objetivo de compreender como os indícios dos gêneros discursivos, em suas características relativamente estáveis, emergem dos escritos de crianças do terceiro ano do fundamental de um colégio público federal. Como resultado desta interação temos as produções textuais de crianças, cuja análise – guiada pela metodologia do Paradigma Indiciário (Ginzburg, 1989) – mostra de que maneira sobressaem-se os traços de estilo, tema e construção composicional dos gêneros ainda em fase de constituição da escrita, além de evidenciar o texto como espaço de interlocução, em que o ato de escrever adquire caráter responsivo, ou seja, como um processo de constituição ativa de seus sentidos.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2454 Tecnologia Digital no Ensino de Língua Inglesa em Contexto Municipal 2023-11-19T18:47:40-03:00 José Cunha jose.cunha@unesp.br <p>Este artigo discute o emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no contexto de ensino presencial de Língua Inglesa (LI), com foco na análise de um caso concreto de inserção de tecnologias digitais no ensino dessa componente curricular no escopo da educação pública de toda a rede municipal de ensino, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. A partir de uma ampla reestruturação dessa componente curricular ocorrida em todo o Ensino Fundamental no ano de 2022, a inserção das tecnologias digitais buscou potencializar as oportunidades de ensino e aprendizagem da LI aos estudantes dessa rede, em específico no âmbito do segmento Anos Iniciais, ou seja, do 1º ano ao 5º ano. O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas ou adicionais são, de longa data, tidos como um ambiente bastante propício para a introdução de inovações tecnológicas, no qual sua relevância se faz notar (Paiva, 2019). A utilização de TIC intensificou-se nos últimos anos, sobretudo no ambiente escolar, por meio de ferramentas digitais e de instrumentos tecnológicos capazes de proporcionar experiências de ensino e aprendizagem ubíquas (Santaella, 2014) outrora inimagináveis nesse contexto (Kairallah, 2018).</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2447 Um Diálogo Poético 2023-11-19T18:32:28-03:00 Weliton Leão welitonleao@yahoo.com.br <p class="p1">O estudo empreendido neste artigo consiste em apresentar uma <span style="font-size: 0.875rem; font-family: 'Noto Sans', 'Noto Kufi Arabic', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif;">proposta onde as ideias Matemáticas possam ser retratadas por meio de poemas </span>Aldrávicos, inserindo os estudantes, num ambiente de significação e ressignificação que, diante dos temas de tal linguagem (Matemática), abarcam maiores sentidos em aprender. Com objetivos de destacar um novo olhar para a Matemática; discutir a importância de uma Matemática que aborde o conhecimento amparado em realidades próximas e retratar a importância da linguagem em contextos sociais, o artigo aborda um estudo de cunho bibliográfico exploratório. Neste cenário, buscaremos transparecer as reflexões apresentadas em literaturas concernentes ao tema. Perpassaremos pelos conceitos de letramento; tradução intersemiótica<strong>; </strong>etnomatemática e Aldravias. Remontaremos exemplos que possam deixar translúcido o papel dos poemas no ensino de uma linguagem temida por muitos, assinalando uma possibilidade de traduzir a matemática em poemas Aldrávicos. A possibilidade de ressignificação das linguagens, por meio da poesia, perfaz a ideia de que o uso das linguagens, em perfeita simbiose para a construção do saber pelas vias da Aldravia.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2534 La Necesaria Reivindicación de Paulo Freire en Tiempos de Aceleración Disruptiva y Recualificación del Quehacer Educativo 2024-03-10T17:14:14-03:00 José Manuel Silvero Arévalos jmsilvero@rec.una.py Derlis Ortiz Coronel dortiz294@eco.una.py Mariza Amaral Maciel marizamaral@gmail.com <p class="p1">En este artículo se pretende explorar un concepto troncal en la lógica disruptiva;<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>el de la aceleración. Entendiendo desde una perspectiva multidisciplinar y analizando sus implicaciones y consecuencias, especialmente en la educación.<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>Se parte de la idea de que la aceleración es un fenómeno complejo y ambivalente, que puede tener efectos positivos o negativos según cómo se gestione y se experimente. Se revisan de manera sucinta algunos aportes de la literatura, de la filosofía y de pedagogos y en base a ellos se reflexiona en torno a los grandes desafíos y las enormes oportunidades que supone vivir en una sociedad acelerada teniendo como base los aportes de Paulo Freire.<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>El objetivo es contribuir al debate sobre el papel de las tecnologías disruptivas y la necesaria recualificación de algunos aspectos centrales del quehacer educativo, basados en modelos pedagógicos pertinentes para este contexto del tiempo presente.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna