Letramento Multimodal no Livro Didático Português
Conexão e Uso
Palavras-chave:
Letramento multimodal, Livro didático, Textos MultimodaisResumo
A conjuntura atual tem imposto aos sujeitos textos cada vez mais multissemióticos, o que exige das práticas de ensino-aprendizagem uma postura que vá ao encontro dessa nova realidade. Assim, pautando-nos nas teorias do letramento crítico e nos estudos sobre multimodalidade, neste artigo, buscamos investigar em que medida e como as atividades propostas pelo livro didático Conexão e Uso - português do 9º ano do ensino fundamental podem promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento do letramento multimodal por parte dos alunos. Na análise, buscamos verificar também as orientações contidas no manual do professor para a promoção dessas práticas de letramento, além de identificar os gêneros textuais multimodais que são apresentados no livro didático. No que concerne à metodologia, trata-se de uma investigação de cunho analítico-qualitativo e foi desenvolvida a partir do método de revisão bibliográfica e análise documental. Para o estudo, nos baseamos em autores como Dionísio (2011), Paiva (2019), Kress e Van Leeuwen (2006), Callow (2005), Glasser; Santos, (2020), Oliveira (2006), Rojo (2012), dentre outros. Vinculando as concepções de tais autores com as propostas, orientações e atividades apresentadas no livro analisado, os resultados revelaram que o manual deixa a desejar no que se refere a quantidade de gêneros multimodais explorados, visto que a maior parte das propostas de leitura no livro é dedicada para o trabalho com gêneros tradicionais, em detrimento dos gêneros multimodais. Apenas na unidade que é voltada especificamente para o trabalho com os gêneros multimodais, observamos que há de fato uma exploração dos aspectos multissemióticos por parte das atividades, contribuindo para potencializar o letramento multimodal dos alunos.
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