Letramento Multimodal no Livro Didático Português

Conexão e Uso

Autores

  • Valdisneia Lucia de Sousa Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil
  • Pérola de Sousa Santos Docente, Secretaria Municipal de Teresina, Teresina, PI, Brasil

Palavras-chave:

Letramento multimodal, Livro didático, Textos Multimodais

Resumo

A conjuntura atual tem imposto aos sujeitos textos cada vez mais multissemióticos, o que exige das práticas de ensino-aprendizagem uma postura que vá ao encontro dessa nova realidade. Assim, pautando-nos nas teorias do letramento crítico e nos estudos sobre multimodalidade, neste artigo, buscamos investigar em que medida e como as atividades propostas pelo livro didático Conexão e Uso - português do 9º ano do ensino fundamental podem promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento do letramento multimodal por parte dos alunos. Na análise, buscamos verificar também as orientações contidas no manual do professor para a promoção dessas práticas de letramento, além de identificar os gêneros textuais multimodais que são apresentados no livro didático. No que concerne à metodologia, trata-se de uma investigação de cunho analítico-qualitativo e foi desenvolvida a partir do método de revisão bibliográfica e análise documental. Para o estudo, nos baseamos em autores como Dionísio (2011), Paiva (2019), Kress e Van Leeuwen (2006), Callow (2005), Glasser; Santos, (2020), Oliveira (2006), Rojo (2012), dentre outros. Vinculando as concepções de tais autores com as propostas, orientações e atividades apresentadas no livro analisado, os resultados revelaram que o manual deixa a desejar no que se refere a quantidade de gêneros multimodais explorados, visto que a maior parte das propostas de leitura no livro é dedicada para o trabalho com gêneros tradicionais, em detrimento dos gêneros multimodais. Apenas na unidade que é voltada especificamente para o trabalho com os gêneros multimodais, observamos que há de fato uma exploração dos aspectos multissemióticos por parte das atividades, contribuindo para potencializar o letramento multimodal dos alunos.

Biografia do Autor

Valdisneia Lucia de Sousa, Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil

Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Piauí

Pérola de Sousa Santos, Docente, Secretaria Municipal de Teresina, Teresina, PI, Brasil

Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual do Piauí

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Sousa, V. L. de, & Santos, P. de S. (2024). Letramento Multimodal no Livro Didático Português: Conexão e Uso. Revista Letra Magna, 20(36), 89–104. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2579