Ludicidade na Gestão Escolar

O Jogo da Capoeira como Estratégia

Autores

  • Alexandre Aparecido Alves Lima Docente, Centro Paula Souza, Escola Técnica de Francisco Morato, São Paulo, SP, Brasil
  • Ida Carneiro Martins Docente, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Everton Silva Santos Lopes Docente, Centro Paula Souza, Escola Técnica de Francisco Morato, São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Ludicidade, Capoeira, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo faz parte de um projeto mais amplo sobre a integração entre ludicidade e gestão escolar, e usa a Capoeira para promover uma gestão participativa na educação. O objetivo principal é revisar a literatura sobre gestão escolar, ludicidade e Capoeira para estabelecer o estado atual do conhecimento, contribuindo para novas perspectivas na pesquisa educacional e gestão escolar. Foram realizadas buscas em bases como BTDT, Scielo e Portal de periódicos da Capes, devido à sua relevância na área educacional. A pesquisa compilou estudos com descritores como "Gestão escolar", "Lúdico", "Capoeira" e "Práticas pedagógicas". Os dados foram analisados interpretativamente, relacionando-os com princípios teóricos adotados. Os resultados sugerem que o uso da Capoeira para promover a ludicidade pode criar uma estrutura dinâmica de gestão participativa, incentivando uma postura participativa na organização escolar. Este estudo contribui para a compreensão das práticas de gestão escolar e sua relação com a ludicidade, destaca a importância da Capoeira como uma estratégia educacional eficaz.

 

Biografia do Autor

Alexandre Aparecido Alves Lima, Docente, Centro Paula Souza, Escola Técnica de Francisco Morato, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Formação de Gestores Educacionais, Universidade Cidade de São Paulo

Ida Carneiro Martins, Docente, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba

Everton Silva Santos Lopes, Docente, Centro Paula Souza, Escola Técnica de Francisco Morato, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Formação de Gestores Educacionais, Universidade Cidade de São Paulo

Downloads

Publicado

25-08-2024

Como Citar

Lima, A. A. A., Martins, I. C., & Lopes, E. S. S. (2024). Ludicidade na Gestão Escolar: O Jogo da Capoeira como Estratégia. Revista Letra Magna, 20(37), 56–70. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2569